Os filmes e séries como impulsionadores do Turismo

Os filmes e séries como impulsionadores do Turismo

Conforme referenciámos há semanas atrás, num mundo cada vez mais voltado para a imagem, os destinos turísticos têm vindo a identificar a importância das séries e filmes no aumento da procura turística, beneficiando sobremaneira as economias locais. Não constitui surpresa a OMT e a Netflix terem firmado uma parceria, na sequência da publicação de um estudo que examina o papel dos filmes e das séries como impulsionadores do Turismo e da afinidade cultural. O Relatório Global sobre Afinidade Cultural e Turismo no Audiovisual, explora a crescente atracção que as pessoas retêm por um determinado país ou cultura quando é exibido numa tela.

Os resultados da pesquisa foram apresentados em Madrid, no maior evento internacional para profissionais ligados à indústria audiovisual, em língua espanhola e portuguesa (Iberseries Platino Industria).

O objectivo final deste estudo é apoiar os decisores políticos, e as principais partes interessadas no sector do Turismo, no sentido de se implementarem políticas que tornem os destinos atraentes para os produtores audiovisuais. Paralelamente, pretendem contribuir para a construção de estratégias direccionadas para a promoção do Turismo e do consumo da cultura local, investindo na qualificação e formação para desenvolver o cinema localmente e os sectores criativos, de forma a garantir talentos de elevado nível, infra-estruturas, capacidade produtiva, integração do Turismo, e exibição da cultura em festivais de cinema para ampliar o conhecimento dos destinos turísticos, de modo a fazê-los chegar a um público mais global.

O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou: “Tanto o Turismo como o sector audiovisual celebram e promovem a cultura, apoiam empregos e oferecem oportunidades em diversos locais. O trabalho conjunto da OMT e da Netflix ajudará os destinos a perceber os benefícios potenciais do Turismo no audiovisual. "

Dean Garfield, vice-presidente para as políticas públicas da Netflix: “Conforme destacado neste estudo realizado, fomos capazes de demonstrar conclusivamente o que instintivamente já acreditávamos, que junto com o desejo de viajar e visitar destinos, a exposição dos seus conteúdos através da imagem também leva à promoção do património, cultura, idioma e desenvolvimento de relações interpessoais. Isto demonstra que as indústrias criativas, o intercâmbio cultural, a narração de histórias e o Turismo estão todos interligados e podem transformar a forma como as comunidades interagem.”

Após a apresentação do Relatório Global, especialistas do Turismo e da indústria audiovisual compartilharam conhecimentos, experiências e percepções sobre as tendências no Turismo, que mostra estarem em mudança, os seus impactos positivos no fortalecimento da afinidade cultural e o papel dos serviços de “streaming online” na promoção do Turismo e da afinidade cultural entre pessoas, culturas e países, em consonância com a Agenda 2030.

04 Outubro 2021