Os destinos concorrentes afinam estratégias para receber turistas britânicos

Os destinos concorrentes afinam estratégias para receber turistas britânicos

O Chipre reabre para turistas vacinados com origem em 65 países no dia 10 de Maio, incluindo o Reino Unido, totalmente imunizados contra a Covid-19. Os turistas poderão passar as suas férias no Chipre a partir do próximo mês sem ter que passar por uma quarentena à chegada ou apresentar um teste PCR negativo realizado antes da viagem, mas de acordo com o Ministro do Turismo de Chipre, Savvas Perdios, isto apenas é válido para os que tenham sido vacinados com as duas doses e estejam totalmente imunizados, pelo que terão que apresentar certificado de vacinação e preencher um formulário obrigatório para o Cyprus Flight Pass.

Estas medidas aplicam-se aos visitantes dos países da União Europeia, além dos incluídos no Espaço Económico Europeu, Reino Unido, Estados Unidos e Israel.

Malta colocou o Reino Unido na lista amarela, antes de realizar os seus planos de reabertura para turistas estrangeiros a partir de 1 de Junho. No entanto, os visitantes que forem totalmente imunizados contra a Covid-19 pelo menos 10 dias antes de chegarem ao país, poderão entrar sem a necessidade de um teste, mas serão obrigados a apresentar comprovativo de vacinação no momento do embarque. Todavia, os turistas com origem em países classificados com a cor amarela e que não foram vacinados poderão ainda assim viajar para Malta sem ter que passar por uma quarentena. Mas, neste caso, devem fornecer um teste PCR negativo realizado nas 72 horas antes do embarque. Malta confirmou esta terça-feira que mais de 50% da sua população adulta foi parcialmente vacinada com a primeira dose. Um em cada cinco adultos recebeu ambas as doses e está totalmente imunizado.

Malta tem a maior taxa de vacinação da Europa e nos gráficos que se seguem podemos observar a situação de Malta, Chipre e outros países mediterrânicos como o caso português, que são destinos turísticos relevantes para o mercado britânico.

No primeiro gráfico, vemos como a vacinação de dose única está a progredir em bom ritmo no Reino Unido e em alguns dos destinos turísticos favoritos dos britânicos. Malta tinha, no dia 25 de Abril, 48,1% da sua população vacinada com uma dose, logo seguida pela Espanha (23,1%), Portugal (21,6%) e nos lugares seguintes o Chipre imediatamente atrás de Portugal, com 20,1% da sua população parcialmente imunizada.

No gráfico seguinte, mostramos os mesmos países, mas em relação à imunização completa da população.

Vemos que Malta se destaca entre os destinos no Mediterrâneo, com 22,8% da população adulta totalmente imunizada no dia 25 de Abril. O Reino Unido, mercado de origem de referência, tem 19% da sua população já imunizada, e o primeiro destino depois de Malta é a Turquia (9,6%), seguida pela Espanha (8,4%), Grécia (8,2%) e Portugal muito perto da Espanha e Grécia com (8,1%). O Chipre encontra-se, neste caso, no final da tabela dos destinos escolhidos para o gráfico, com 6,9% da população totalmente imunizada.

29 Abril 2021