Ondas de calor e a procura dos destinos turísticos

Ondas de calor e a procura dos destinos turísticos

Este ano foram batidos recordes de calor na maioria dos principais destinos turísticos de Verão europeus, em alguns casos por margens bastante significativas, e os especialistas em clima prevêem que muitos destinos populares entre os turistas estarão em breve mais quentes todos os Verões.

O que significa este facto para uma indústria do turismo baseada em grande parte nos visitantes da época alta de Verão - poderá o Inverno tornar-se o novo Verão?, ou os turistas começarão a visitar novos destinos onde o tempo é mais suportável?

Foram convidados reconhecidos operadores de mercado do turismo mundial a pronunciarem-se sobre esta hipótese de cenário, e antevêem algumas possíveis mudanças nos comportamentos dos viajantes. Em síntese destacam-se os seguintes comentários:

“Durante a onda de calor deste Verão na Europa, assistimos a um claro declínio nos níveis de satisfação dos visitantes durante as semanas mais quentes. Esta situação é susceptível de alterar as tendências globais de viagem nos próximos anos, pelo que deveríamos analisar melhor os seus efeitos nas expectativas e preferências dos viajantes.”

“As agências de viagens em geral e outros pontos de venda de viagens digitais devem considerar a adição informação e de um filtro que permita aos clientes/utilizadores pesquisar se as temperaturas serão elevadas, nas datas que os clientes procura. Da mesma forma, hotéis, fornecedores de experiências turísticas, e mesmo companhias aéreas e aeroportos, devem começar a considerar a inclusão de informação sobre ar condicionado, áreas com sombra, etc. nos seus conteúdos, e tornar esse conteúdo pesquisável e fácil de filtrar no processo de reserva. Cada vez mais pessoas estarão interessadas em tais detalhes na fase de pesquisa e reserva.”

"Mais investigação terá de ser feita sobre o impacto das temperaturas na procura dos consumidores – por exemplo, qual é a temperatura ideal para se praticar preços mais elevados. Se o impacto na procura tem caracter temporário ou constitui uma tendência de médio prazo"

A tecnologia vai ser o fio condutor de todas estas mudanças, seja através de aplicações que permitem aos hóspedes programar melhor os momentos menos quentes, software de preços que maximiza as receitas com base na temperatura, ou pulseiras electrónicas que permitem aos hóspedes aceder (ou não) a certos locais em certos momentos.

A realidade levará tempo a ser analisada. No entanto, a curto prazo, todo este clima quente que se tem verificado ultimamente em todo o mundo está a conduzir a uma consciência ambiental entre os viajantes. Por isso, vão querer saber que destinos e hotéis estão a fazer para combater esta situação, e aqueles que não têm uma resposta convincente serão os afectados.

 

Fonte: Smarttravel news (Agosto 2022)

30 Agosto 2022