Objectivo 2022: Cidades Inteligentes no Turismo

Objectivo 2022: Cidades Inteligentes no Turismo

Tendo como objectivo o ano de 2022, a Comissão Europeia em comunicado sobre este tema, realçou um conjunto de cidades, destacando a cidade de Valência: "tem uma arquitectura de vanguarda, e pode ser considerada uma cidade futurista nas áreas das Artes e das Ciências", bem como o facto de que "o seu sector turístico emprega mais de 30.000 profissionais"; destaca também as "práticas inovadoras" que estão a ser implementadas para medir a pegada de carbono da actividade turística.

Por outro lado, Palma destaca-se pelas preocupações de acessibilidade e a certificação ambiental das suas praias, bem como o desenvolvimento de tecnologia que permite prever a ocupação de áreas de lazer. Menciona também o esforço de reutilização da água, entre outras práticas saudáveis para a protecção das florestas urbanas.

A cidade de Bordéus em França, possui a maior área no mundo referenciada pela UNESCO, com 347 monumentos. Está a fazer uso dos seus recursos existentes e a redireccioná-los para o topo das práticas de Turismo inteligente. Um exemplo é O Ecossistema Darwin, que é um espaço orientado para a economia verde – sendo de momento um dos locais mais visitados em Bordéus. Localizado num antigo aquartelamento militar é a sede de uma quinta urbana e o maior restaurante biológico em França, onde se demonstra formas de "consumo diferentes".

Copenhaga, na Dinamarca, por outro lado, pretende ser a primeira capital mundial neutra em termos de CO2 até 2025. A nova Planet Copenhagen App irá possibilitar uma visita sustentável. A aplicação irá destacar as experiências sustentáveis e o transporte para tornar mais fácil uma escolha sustentável. Para além desta oferta, os icónicos autocarros portuários de Copenhaga que transportam cerca de 700.000 passageiros por ano e utilizam exclusivamente electricidade. O recentemente reaberto Museu de Copenhaga utiliza nova tecnologia para enriquecer a experiência do visitante: os visitantes podem experimentar modelos 3D de elementos históricos e um novo modelo interactivo da cidade que recorre a som e a tecnologia laser.

Em 2020, a Câmara Municipal de Dublin, Fáilte Ireland e Smart Dublin juntaram-se para lançar uma nova parceria estratégica: o primeiro e muito próprio Programa de Turismo Inteligente para a cidade. O objectivo deste programa é fazer da cidade de Dublin um destino turístico inteligente e capitalizar a oportunidade de misturar os conhecimentos especializados que a cidade possui que, em cooperação com o Turismo, criarão uma cidade inteligente. Centralizando os seus esforços no Turismo inteligente, Dublin iniciou uma série de projectos e investimentos em ideias e infra-estruturas concebidas com a finalidade de melhorar a experiência do visitante através da colaboração integrada e progressiva com parceiros tanto internos como externos.

Florença em Itália, implementou várias aplicações e recursos multilinguísticos, e procedeu a alterações físicas nas áreas mais antigas da cidade e, portanto, mais desafiantes da cidade, de modo a aumentar a acessibilidade. Florença tem a maior área pedonal europeia no centro da cidade e o maior número de lugares de estacionamento para deficientes da Itália. Tem investido na modernização da sua rede de transportes e infra-estruturas, bem como na promoção de comportamentos amigos do ambiente através da sensibilização para as consequências de certos hábitos de transporte.

Na Eslovénia, Liubliana lançou o Cartão Smart Card URBANA ou URBANA App que pode ser utilizado tanto em autocarros públicos, como no sistema de partilha de bicicletas, bem como no pagamento do estacionamento e nos passeios de teleférico para o Castelo de Liubliana.

Liubliana tem actualmente mais de 300 km de ciclovias, que estão constantemente a ser melhoradas. Seis veículos eléctricos para idosos e deficientes também foram disponibilizados pela cidade; oferecem também a passeios gratuitos em torno do centro da cidade. Um comboio eléctrico sem emissões permite às pessoas deficientes aceder a atracções enquanto ouvem guias em formato áudio. O aplicativo de cadeira de rodas de Liubliana dá conselhos sobre mais de 130 locais acessíveis em cadeira de rodas.

15 Outubro 2021