O que estão a preparar nos destinos concorrentes?

O que estão a preparar nos destinos concorrentes?

O Verão está à porta e os destinos turísticos mediterrânicos movimentam-se apesar da redução imposta pela pandemia. No que respeita ao Norte de África, não são conhecidas estratégias, sabe-se, no entanto, que Marrocos é dos países com maior número de pessoas vacinadas, entretanto outros começam a implantar as suas estratégias de reabertura, como são os casos da Grécia, Chipre e Turquia em especial muito focados nos principais mercados emissores (Alemanha e Reino Unido).

A Grécia estabeleceu uma data para o retorno do turismo internacional ao país: 14 de Maio . Apesar das infecções por coronavírus permanecerem em números recordes, o Ministro do Turismo grego, Jaris Theocharis , anunciou recentemente, que a Grécia reabrirá suas fronteiras ao turismo estrangeiro e receberá viajantes que já foram vacinados, ou que possuam testes negativos à COVID-19. 

Como Israel é o campeão da vacinação a nível mundial, Atenas assinou no passado mês de Fevereiro um acordo bilateral com Israel para promover o turismo entre os países. O ministro frisou que internamente uma vez vacinada a população mais vulnerável, as autoridades vão dar prioridade aos trabalhadores do turismo. O ministro assegurou também que as despesas com hospitalizações ou outras medidas necessárias para proteger a saúde dos turistas, trabalhadores e cidadãos serão custeadas pelo Estado grego.

Chipre anunciou no início de Março a reabertura aos viajantes britânicos imunizados, a partir do 1º de Maio. A estratégia cipriota diferencia claramente os turistas britânicos que chegam ao país com duas doses da vacina e, portanto, estão imunizados, dos que receberam apenas uma dose.  

Assim, os britânicos que receberam as duas doses da vacina não terão que realizar PCR ou outros testes ou se auto-isolar na chegada ao país. Todavia, devido à estratégia de vacinação britânica, que até ao final de Julho todos os adultos do país terão recebido a primeira dose da vacina, se acrescentarmos as 12 semanas de intervalo entre as duas doses da vacina, farão com que boa parte dos britânicos não possam viajar para o Chipre sem o teste PCR até Novembro.

A Turquia já anunciou que vai reabrir ao turismo britânico, sem exigir imunização completa porque confia na estratégia de vacinação seguida pelo Reino Unido, e não vai exigir passaportes de vacinação na chegada ao país. O governo turco está a lançar um programa de vacinação prioritária para os trabalhadores do sector do turismo antes do início do Verão. 


No entanto, a Turquia vai fazer uma revisão dos números de casos a partir de 15 de Abril e decidir se continuam a exigir que os britânicos apresentem um teste COVID negativo antes da viagem. Adicionalmente a Turquia também oferece um seguro COVID-19 a partir de 15 euros que cobre os custos de tratamento, medicação e atendimento de emergência se o viajante precisar de tratamento hospitalar. O seguro inclui acomodação adicional para os hóspedes caso tenham que prolongar sua estada devido ao contágio.


Entretanto, é necessário estar atento às mudanças constantes de estratégia dos diversos países (emissores e receptores) a nível mundial, porque apresentam com grande frequência modificações das suas orientações de acordo com os dados diários que são disponibilizados pela Our World in Data.

22 Março 2021