O que deve esperar o transporte aéreo neste Verão?

O que deve esperar o transporte aéreo neste Verão?

O ano passado foi um ano difícil para a indústria do Turismo em todo o mundo. Naturalmente, este é também o caso do sector do transporte aéreo, que teve de reduzir muito a sua operação, o que levou a enormes perdas no sector. O que devem esperar as viagens aéreas nos próximos meses? A análise da ForwardKeys sobre os dados de reserva de voos revela que as perspectivas são ainda muito sombrias, pelo menos na maioria das regiões do mundo.

De acordo com os dados apurados, o transporte aéreo durante os meses de Verão atingirá 23% dos números registados no período pré-pandémico.

No que diz respeito às regiões, a única que se destaca são as Caraíbas onde o volume de reservas atingiu 81% dos números de 2019. Em sentido contrário, temos os números observados em África e no Médio Oriente (31%), na Europa (22%) e especialmente na Ásia-Pacífico (7%), que continuam a ser muito fracos e pouco expressivos. Em geral, esta situação fica a dever-se ainda às restrições introduzidas às viagens impostas pelos governos e não tanto pela Covid-19.

Volumes surpreendentes nas Caraíbas e em algumas regiões de África

A única região que realmente se destaca é as Caraíbas. A principal razão para este registo é o desejo dos cidadãos americanos de viajar para o México, Costa Rica ou Porto Rico. O México, por exemplo, já atingiu 86% das viagens aéreas realizadas em 2019. A República Dominicana (83%), as Bahamas (81%) e a Costa Rica (80%), também estão num bom ritmo de recuperação.

Entretanto, Porto Rico apresenta números ainda melhores do que há dois anos, com volumes de viagens que já atingiram 140%. A razão para estes resultados está no facto dos viajantes totalmente vacinados poderem visitar o país sem quaisquer restrições.

Uma tendência semelhante é também observada em alguns países africanos, especialmente na parte ocidental do continente. O Senegal, o Gana e a Nigéria atingiram globalmente valores que se situam em 70% dos níveis obtidos em 2019. No entanto, isto deve-se principalmente ao aumento das visitas de amigos e familiares.

Verão difícil para a Europa e para a Ásia-Pacífico

O Velho Continente, por outro lado, não pode gabar-se de números semelhantes aos dos países acima mencionados. Em todo o continente, como referido, a Europa está a 22% dos seus volumes de 2019. Alguns países estão acima da média, com a Albânia a destacar-se com 73%. Outros "com um desempenho superior" temos a Grécia com 49%, a Sérvia com 38% ou Malta com 35%.

No entanto, a maioria dos países europeus está abaixo da média. Alguns dos países com volumes inferiores a 20% dos números de 2019 são, por exemplo, a Alemanha, a Grã-Bretanha, a França, incluindo a Itália, que é um dos destinos mais populares a nível mundial.

A Ásia Pacífico está a atravessar uma situação ainda mais difícil e, presumivelmente, levará muito mais tempo para que a indústria se recupere nesta região.

Os números preocupantes nesta região são atribuídos principalmente ao facto da maioria dos países desta região estarem em geral fechados aos estrangeiros. Estão incluídos nestes casos por exemplo, a China, o Japão ou até a Austrália.

14 Junho 2021