O novo fenómeno no sector: Os influenciadores das Viagens e Turismo

O novo fenómeno no sector: Os influenciadores das Viagens e Turismo

O mundo está a mudar de uma forma muito dinâmica, e isto reflecte-se também na indústria do turismo. Um fenómeno que tem vindo a crescer em popularidade nos últimos anos é o dos influenciadores das viagens e turismo, que estão actualmente a remodelar o sector e têm um impacto maciço na sociedade actual. Mostram aos seus seguidores nas redes sociais, que serão os futuros turistas, que lugares visitar e onde tirar fotografias. Fornecem também instruções sobre como se apresentar como turista em destinos muito particulares.

Como 'Influenciam'?

Todos os grandes influenciadores turísticos utilizam filtros personalizados que fazem com que tudo funcione de um modo estético perfeito. Por isso, o local onde se encontra é indiferente quer se trate de Lisboa, Dubai ou Bali.

Por outro lado, podemos observar o efeito de imitação entre os influenciadores e os seus seguidores. As pessoas não querem viajar de forma diferente, mas sim aproximar-se deste ideal de viagem e dos lugares a visitar que os influenciadores profissionalmente criam.

O que se pode observar é um retorno ao “pacote” turístico, mas sob o pretexto da individualidade. Isto porque cada influenciador finge expressar-se pessoalmente num só lugar e descobrir os recantos mais especiais, particulares  e com mais encanto de um destino turístico. Muitas vezes estes locais estão algo longe da realidade e são bem diferentes do que podemos imaginar.

As pessoas não querem apenas aproximar-se dos influenciadores, elas querem tornar-se como eles. Isto pode ser conseguido através da sua conformidade física e da utilização dos mesmos produtos. O marketing dos influenciadores baseia-se nisto - que se imite algo e se compre de novo.

Isto também se aplica às viagens. As pessoas querem ser como os seus ídolos. E os influenciadores seduzem permanentemente os seus seguidores. Dizem: 'Viagem como nós, talvez até nos possamos encontrar num determinado lugar'. Isto é exactamente o que os parceiros publicitários (tais como hotéis ou companhias aéreas) querem.

O que são Lugares “Instagramáveis”?

O Instagram é a ferramenta de comunicação social mais poderosa de um influenciador de viagens e, neste contexto, o adjectivo “Instagrammable”  aumentou a sua popularidade nos últimos dois anos. Mas o que é que esta palavra significa exactamente?

Essencialmente, uma fotografia é “instagramável” quando funciona bem no Instagram. Com tal fotografia, pode-se receber muitos gostos e comentários, bem como muitos novos seguidores. Alguns hotéis têm áreas especiais para tipo de fotografias. Ou os próprios influenciadores descobrem estes lugares. O problema é que, muitas vezes, não se trata de localizar os lugares mais interessantes. A questão é que a fotografia deve ter o potencial para ser 'bem sucedida' no Instagram. Raramente se trata de encontrar algo novo e experimentar algo realmente especial e único.

Destinos populares entre os Influenciadores

Como regra, destinos com enorme luxo são populares entre os influenciadores de viagens. Já não se trata tanto de património cultural e de um sentido de história, mas mais de destinos onde se pode consumir bem e apresentar-se bem, como por exemplo, Dubai ou Singapura. Os influenciadores quase nunca são críticos sobre um hotel ou um destino de viagem. Eles não fazem perguntas sobre violações dos direitos humanos ou outras questões de natureza política. Por esta razão, são particularmente populares em estados não democráticos que se anunciam com caras influentes ocidentais.

O problemática das redes sociais no momento actual

É verdade que os influenciadores de viagens estão definitivamente a abordar os sentimentos que cada um de nós tem ou que gostaria de ter: escapar a certas restrições, experimentar algo novo, etc. Isso é absolutamente correcto, mas há um grave problema associado a tudo isto. A questão principal é que os influenciadores de viagens não deixam claro, nem deixam transparecer, que a maioria deles não possui nem nunca alcançou esta vida de luxo. Ficam em hotéis onde uma noite custa frequentemente mais de 1000 euros. Esta situação acaba por criar um sentimento de frustração em muitos seguidores que não conseguem ter este padrão de consumo, e por vezes leva a que muitos jovens antes de acabarem os seus estudos ou formação, iniciem viagens para destinos longínquos que duram muitos meses, colocando-se por vezes em situações complicadas de sobrevivência em locais desconhecidos. Também existe um reverso quanto ao potencial desta actividade, que tem sido mostrado em muitos estudos sobre as redes sociais e a influencia que exercem: demonstram que passar demasiado tempo nas redes sociais faz muitas pessoas infelizes. Os utilizadores são constantemente confrontados com algo que não corresponde à sua própria realidade, e que são muitas vezes difíceis de alcançar.

11 Junho 2021