O mercado do turismo ligado à vida selvagem com boas perspectivas

O mercado do turismo ligado à vida selvagem com boas perspectivas

O mercado global do turismo de vida selvagem está hoje avaliado em 135 mil milhões de dólares e espera-se que valha 219,9 mil milhões de dólares até 2032 a uma CAGR (*) (taxa de crescimento anual composta) de 5% entre 2022 e 2032.

Actualmente, com a omnipresença da ecologia e a luta pelo ambiente, os turistas têm preferido esta forma de turismo em vez das grandes concentrações turisticas das grandes urbes.

Os viajantes estão interessados nas várias espécies de flora e fauna e isto requer a disponibilização de hotéis, agentes locais de ecoturismo, operadores turísticos, receptivos, casas de hóspedes, etc...

Este factor, de acordo com um estudo recente da Organização Mundial do Turismo (OMT), deverá impulsionar o mercado do turismo ligado à vida selvagem nos próximos anos.

O recente estudo da OMT indica que outras fontes de receitas para as reservas de vida selvagem poderiam serem obtidas através de curtas-metragens e filmagens, excursões escolares e universitárias e, sem esquecer, os fotógrafos da vida selvagem. Estas três fontes de receitas poderiam manter o mercado do turismo da vida selvagem e fazê-lo progredir.

Como os estudos da Instagram provam, a fotografia da vida selvagem está a tornar-se mais utilizada. Os Millennials (nascidos por volta do ano 2000) estão a explorar uma variedade de opções de carreira, incluindo a fotografia da vida selvagem.

Existem muitos santuários de vida selvagem conhecidos pela sua fauna e flora. Por exemplo, o Santuário de Lone Pine Koala (Brisbane, Austrália), Noah Arc (Geórgia, EUA), o Centro de Resgate de Chengdu Moonbear (China) ou o Parque Nacional Corbett (Uttarakhand, Índia).

Só a Índia é o lar da maioria dos santuários de vida selvagem do mundo, especialmente no caso dos tigres. O Parque Nacional de Kanha e o Santuário de Vida Selvagem de Ranthambore (ambos baseados na Índia) são dois deles, onde os turistas podem desfrutar da observação dos tigres.

Ao mesmo tempo, os impactos negativos do turismo para os tigres não podem ser ignorados. Por exemplo, os turistas tendem a perturbar os tigres, tirando as suas fotos ou vídeos.

Mas é a África que lidera o mercado do turismo ligado à vida selvagem com várias oportunidades oferecidas aos turistas, tais como vistas aéreas da vida selvagem na Tanzânia e no Quénia, safaris em balões de ar quente e produtos específicos destinado a este mercado.

 

(*) A taxa de crescimento anual composta (CAGR) é a taxa média anual de crescimento das receitas entre dois anos determinados, assumindo que o crescimento ocorre a uma taxa de crescimento composta e exponencial.

 

Fonte: Travel and Tourism Market Insight/OMT-African Tourism United to Transform Sector for Growth and Opportunity, 7 Nov 2022

 

08 Novembro 2022