O fim dos vistos Gold - Alerta para o impacto negativo

O fim dos vistos Gold - Alerta para o impacto negativo

Na sequência da recente aprovação da alteração do Regime das Autorizações de Residência para Investimento, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) alerta para o impacto negativo da medida que ditou o fim dos ‘vistos gold’ nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. 

Limitar a atribuição dos vistos gold às regiões de baixa densidade, deixando de estar prevista para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, é ignorar o importante contributo económico que estes investimentos têm tido em diversas actividades, entre as quais o Turismo. Estes investidores estrangeiros têm um potencial extremamente importante para a economia nacional e local”, adianta Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal. 

A CTP entende a importância de captar o investimento para as restantes regiões do país, mas lembra que este programa é crucial para alguns segmentos da actividade turística como é o caso do Turismo Residencial e apresenta um significativo potencial de crescimento nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, com realidades muito distintas nos diferentes municípios que as constituem.  

Além disso, a imagem do país em nada fica beneficiada com estas constantes alterações legislativas e fiscais, que lançam a dúvida e a instabilidade neste mercado, afastando investidores internacionais”, garante o presidente da CTP. 

26 Fevereiro 2020