Novas tendências: recomendações para os que se iniciam na prática do “Turismo Lento”

Novas tendências: recomendações para os que se iniciam na prática do “Turismo Lento”

Embora seja verdade que os especialistas acreditam que após a pandemia, o Turismo de massas continuará a ganhar ímpeto e uma mudança drástica no comportamento turístico parece improvável, durante os últimos meses a popularidade do chamado "turismo lento" tem vindo a crescer.

Isto pode ser observado em Itália, onde as plataformas de viagens registaram um crescimento de mais de 800% nas reservas em unidades de Turismo rural.

Mas o que se pode imaginar exactamente sob as palavras "viagens ou Turismo lento"? Principalmente, não se trata de experimentar e ver tanto quanto possível. O principal objectivo deste tipo de viagens é encontrar tempo para si próprio, deixar para trás o agitado quotidiano e mergulhar na cultura do país que está a visitar.

Como é que funciona?

Enquanto umas férias com tudo incluído oferecem aos turistas pacotes de excursões prontas, as viagens lentas concentram-se mais nas decisões individuais. O lema "qualidade em vez de quantidade" é crucial neste tipo de Turismo. Quer escolha um local desconhecido ou visite um destino popular, mas na época baixa pois, neste conceito, tudo depende inteiramente do viajante.

É apenas importante que reserve algum tempo para descobrir e apreciar o local, as pessoas e a cultura com calma e em paz. Assim, em vez de parar para uma selfie no Muro de Berlim, pode ver e experimentar a cidade numa abordagem diferente acompanhado e ouvindo as histórias num passeio diferente, por exemplo com um herói de guerra.

Viagens mais sustentáveis

Tirar umas férias sustentáveis vai ser a tendência entre os turistas. Todos os estudos apontam para um facto: cada vez mais os turistas mostram estar conscientes que voar prejudica o clima e que cerca de 5% de todos os efeitos ambientais nocivos são atribuídos às viagens aéreas.

Em alguns casos, é obrigatório fazê-lo, mas existem outras soluções mais amigas do ambiente. Além disso, deve dizer-se que uma viagem de comboio é uma experiência muito mais interessante e saudável e que o turista pode controlar totalmente, podendo parar a qualquer momento e em qualquer lugar.

Viagens Espontâneas

O que melhor oferece este tipo de viagem, é que cada um pode organizar a sua própria viagem e adaptá-la aos seus próprios desejos e preferências. Isto poderá ser difícil no início, mas tente concentrar-se apenas nas coisas mais importantes ao planear a sua viagem, como o alojamento e as deslocações. O resto pode ser deixado à sua espontaneidade.

Os planos dão-nos mais segurança, mas ser espontâneo torna-nos mais felizes. Embora um guia não possa fazer mal, os habitantes locais provavelmente sabem melhor que belezas e lugares especiais e escondidos as suas regiões têm para oferecer. Um pouco de informalidade é garantido para lhe fazer bem, e irá sem dúvida contribuir para algumas experiências inesquecíveis que irá recordar durante muitos anos.

Entre em contacto com os habitantes locais

Como mencionado acima, seja local! Imersos na cultura (concretizando o velho ditado português – em Roma seja romano). A melhor maneira de o conseguir é entrar em contacto com a população local. Por vezes é realmente necessário saber algumas palavras ou mesmo um sorriso para iniciar uma conversa com alguém.

Tudo o que tem de fazer é aprender algumas palavras-chave na língua local. Os habitantes locais conhecem como ninguém as suas zonas e podem dar-lhe as melhores orientações para a sua estada. Seja corajoso e convide alguém para almoçar. Envolva-se com as pessoas a fim de conhecer melhor as tradições e costumes locais.

Desligue o seu telefone!

O principal objectivo do Turismo lento é fugir à azáfama do quotidiano e descobrir com outros olhos um destino turístico. Para isso, recomendamos-lhe que desligue o seu telemóvel!

Não só é bom para a sua saúde, como também nos ajuda a desligar realmente e a concentrarmo-nos totalmente no ambiente e em nós próprios.

Casas de Férias e Viagens na Época Baixa

Um pacote turístico com um hotel de 5 estrelas e uma zona termal? Está fora de questão. Uma quinta ou vinha local ou um apartamento familiar são uma solução muito melhor no contexto deste tipo de Turismo.

Um apartamento de férias parece-se mais com a sua própria casa. Tem mais privacidade, tem chaves reais em vez de cartões-chave e não está dependente da hora das refeições. Além disso, a maioria das casas de férias está equipada com uma cozinha, onde pode preparar os pratos locais e apreciá-los em paz.

Deve, de preferência, viajar na época baixa. É menos barulhento e isso significa automaticamente que pode conviver com as pessoas e visitar o país de forma mais autêntica. Acresce o facto dos preços, por vezes, podem descer até 50%!

Finalmente, deve dizer-se que as viagens fora de época são muito mais sustentáveis. Muitos destinos populares sofrem a pressão inerente ao Turismo de massas, pelo que, uma distribuição do Turismo mais equilibrada ao longo do ano, faz diminuir o fenómeno da sazonalidade dos destinos, e pode tornar os espaços turísticos mais amigáveis.

24 Junho 2021