Novas medidas para controlar a pandemia

Novas medidas para controlar a pandemia

"Graças ao sucesso da vacinação, estamos melhor do que outros países" é a frase-chave do relatório do Governo, publicado no passado dia 25 de Novembro de 2021, com o objectivo de, como o próprio título indica, "controlar a pandemia".

Os números presentes no documento relatam uma melhoria substancial relativa aos internamentos, internamentos em UCI, óbitos e até ao número de novos casos. Tudo isto graças a um processo de vacinação de sucesso. Relativamente ao dia 25 de Novembro de 2020, o número de novos casos desceu de 5290 para 3150; o número de internamentos de 3251 para 691; internamentos em UCI de 517 para 103 e óbitos de 71 para 15.

O relatório avança com a informação do reforço de vacinação até 19 de dezembro para:

  • Pessoas com mais de 65 anos elegíveis, ou seja, com a vacinação completa há mais de 150 dias, incluindo recuperados;
  • Pessoas com mais de 50 anos vacinados com Janssen.

Isto porque o Governo percebeu que, apesar do sucesso da vacinação, aproxima-se uma fase de risco acrescido, com o crescimento pandémico nos países vizinhos europeus, proximidade do Inverno e de convívios familiares, típicos de épocas festivas.

Todos os números anteriormente sublinhados como de sucesso - internamentos, internamentos em UCI, óbitos e número de novos casos - têm vindo a subir nos últimos 14 dias e, por isso, surgem novas medidas governamentais para tentar travar o alastramento da COVID-19.

As recomendações gerais focam-se na testagem regular e no teletrabalho, sempre que possível.

A partir de dia 1 de Dezembro de 2021 é declarada a situação de calamidade novamente. Esta situação acarreta uma série de novas medidas, tais como:

  • Utilização de máscara obrigatória em espaços fechados e todos os recintos não excepcionados pela DGS;
  • Certificado Digital obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios;
  • Testagem obrigatória - mesmo para os vacinados - no acesso a lares, visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos, discotecas e bares.

Relativamente aos voos internacionais, passa a ser obrigatório a apresentação de um teste negativo para todos os voos que cheguem a Portugal e haverá sanções fortemente agravadas para as companhias de aviação.

Por último, declarou-se semana de contenção, de 2 a 9 de janeiro, que inclui teletrabalho obrigatório, recomeço das aulas a 10 de janeiro e encerramento de discotecas.

Pode ler o documento na íntegra, clicando na seguinte ligação.

26 Novembro 2021