Na Europa, a chegada total de passageiros nos meses de Verão, totalizaram 88% dos volumes pré-pandémicos

Na Europa, a chegada total de passageiros nos meses de Verão, totalizaram 88% dos volumes pré-pandémicos

O organismo europeu de comércio aeroportuário ACI Europe divulgou o seu relatório de tráfego aeroportuário para o terceiro trimestre (Q3) e Setembro de 2022. O tráfego de passageiros através da rede de aeroportos europeus aumentou +61% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. O tráfego internacional de passageiros (+84%) impulsionou o aumento, uma vez que as viagens transfronteiriças sem restrições levaram a um forte crescimento das viagens de lazer e das viagens VFR (Viagens de Visita a Amigos e Familiares) durante a época alta do Verão. O tráfego doméstico de passageiros (+14%) expandiu-se a um ritmo mais baixo mas mesmo assim dinâmico.

Quando comparado com os níveis pré-pandémicos (2019), o tráfego de passageiros no Q3 foi de -12%, uma melhoria significativa em relação ao Q2 (-17%) e ao Q1 (-39%).

Os mercado da (EU+) EU, EEA, Suíça e Reino Unido cresceram no terceiro trimestre - apresentando variações nacionais

Os mercado da (EU+) - EU, EEA, Suíça e Reino Unido, continuaram a impulsionar a recuperação, com o tráfego de passageiros nos aeroportos desta zona a aumentar +74% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. As melhores performances vieram de aeroportos no Reino Unido (+202%), Finlândia (+194%) e Irlanda (+188%) - reflectindo em grande parte o facto de os governos destes países terem sido mais lentos a aliviar as restrições às viagens no ano passado.

Quando comparados com os níveis pré-pandémicos (2019), os aeroportos do mercado da EU+ registaram -13%, com variações significativas no desempenho ao nível da recuperação individual:

Os aeroportos da Grécia (+4,8%), Luxemburgo (+3,3%) e Islândia (+1%) excederam os seus volumes de passageiros pré-pandémicos. Os aeroportos em mercados turísticos proeminentes incluindo Portugal (-1,8%), Espanha (-7,8%), Croácia (-9,3%) e Itália (-11,4%) tiveram, em geral, um desempenho superior à média da UE+, juntamente com os da Roménia (-4,8%), Lituânia (-7,6%), Irlanda (-10%) e Polónia (-11,2%), onde a expansão significativa da capacidade da transportadoras de Ultra-Baixo Custo foi, em muitos casos, o maior contribuinte.

Os aeroportos nos maiores mercados de aviação da UE+ recuperaram a um ritmo mais lento - com a França (-14.1%) a registar os melhores resultados, seguida do Reino Unido (-18.1%) e da Alemanha (-25.9%). A exposição destes mercados ao tráfego intercontinental (especialmente da Ásia), bem como as restrições de capacidade aeroportuária em hubs específicos no Reino Unido e na Alemanha, actuaram como factores limitadores da recuperação.

Entretanto, os aeroportos da Finlândia (-35,4%), República Checa (-30,9%), Letónia (-28,7%) e Bulgária (-27,7%) ficaram significativamente atrasados, em grande parte devido ao impacto da guerra na Ucrânia e às sanções relacionadas com a Rússia e Bielorrússia.

Nos aeroportos do resto da Europa (Albânia, Arménia, Bielorrússia, Bósnia & Herzegovina, Geórgia, Israel, Cazaquistão, Kosovo, Macedónia do Norte, Moldova, Montenegro, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia e Uzbequistão.), o tráfego de passageiros aumentou +18% no terceiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. O melhor desempenho veio dos aeroportos de Israel (+164,4%), ao mesmo tempo a perda de todo o tráfego aéreo comercial nos aeroportos ucranianos e o declínio do volume de passageiros na Bielorrússia (-15,9%) e na Rússia (-3,9%) arrastaram para baixo a média do bloco não UE+.

Quando comparado com os níveis pré-pandémicos (T3 2019), o tráfego de passageiros no resto da Europa foi de -9%. Os aeroportos da Albânia (+60%), Kosovo (+26,3%), Bósnia-Herzegovina (+23%), Macedónia do Norte (+3,3%) e Montenegro (+0,4%) excederam os seus volumes pré-pandémicos, enquanto os de maior mercado como a Turquia (-6,6%), bem como na Sérvia (-4,4%) e Geórgia (-2,9%) aproximaram-se de uma recuperação total. Os aeroportos da Bielorrússia (-60,1%) registaram descidas acentuadas, enquanto os da Rússia (+3,4%) ainda conseguiram manter-se acima dos seus volumes pré-pandémicos à medida que o tráfego de passageiros se deslocava para rotas domésticas e não comunitárias+.



Padrões de recuperação que moldam o desempenho dos aeroportos

O tráfego de passageiros nos Aeroportos Maiores (top 5 europeus) cresceu +79.4% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado - mas manteve-se -16.9% abaixo dos níveis pré-pandémicos (terceiro trimestre de 2019), principalmente devido às contínuas restrições de viagem em partes da Ásia.

Istambul foi o aeroporto europeu mais movimentado e o único grande hub europeu cujo volume de passageiros excedeu os níveis pré-pandémicos (T3 2019) em +3%. O seu tráfego de passageiros aumentou quase +56,1% quando comparado com o 3º Trimestre de 2021.

O tráfego está a aguentar-se em Setembro

Em Setembro o tráfego de passageiros na rede de aeroportos europeus era de -12% quando comparado com os níveis pré-pandémicos (Setembro de 2019).

Os aeroportos da UE+ continuaram a melhorar e registaram o seu melhor desempenho mensal de recuperação a -12% (vs. -14% em Agosto). Os aeroportos no resto da Europa também registaram mais ganhos a -15% (vs. -16% em Agosto). 

Os movimentos de aeronaves aumentaram +31% no terceiro trimestre em toda a rede de aeroportos europeus em comparação com o mesmo período do ano passado, com os aeroportos no mercado da UE+ a +37% e os do resto da Europa a +9%.

Dados por grupos de aeroportos

Os aeroportos que reportaram os maiores aumentos no tráfego de passageiros no 3T 2022 (quando comparado com o 3T 2019) são os seguintes:

Grupo 1: Paris ORY (+4%), Istambul IST (+3%), Palma de Maiorca (-2%), Atenas & Lisboa (-5%) e Antalya (-8%).

Grupo 2: Nápoles (+10%), Catânia (+3%), , Porto (+2%), Grande Canária & Tenerife Sul (-1%) e São Petersburgo (-2%).

Grupo 3: Sochi (+123%), Charleroi (+9%), Rhodes (+7%), Fuerteventura & Lanzarote (+5%) e Palermo (+3%).

Grupo 4: Tirana (+60%), Santorini & Memmingen (+37%), Funchal (+30%), Iasi (+28%) e Torino & Prishtina (+26%).

 

Fonte: ACI Europe released its airport traffic report for the third quarter (Q3) and September 2022, (28 October 2022).

31 Outubro 2022