Ministros concordam em fazer avançar a economia circular e a acção climática no turismo pan-europeu

Ministros concordam em fazer avançar a economia circular e a acção climática no turismo pan-europeu

Os Ministros do Ambiente de toda a região pan-europeia concordaram em promover a transformação do turismo, com iniciativas chave do Programa de Turismo Sustentável One Planet para servir como princípios orientadores.

Na conclusão da Nona Conferência Ministerial sobre o Ambiente para a Europa, organizada pela Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas realizada em Nicósia, Chipre, os delegados adoptaram uma Declaração Ministerial, reconhecendo a necessidade urgente de assegurar que o sector do turismo "se reconstrua melhor" a partir dos impactos da pandemia. O centro deste processo será acelerar a mudança para uma economia circular no turismo, ao mesmo tempo que se reduz o desperdício e se assegura que o sector cumpre as suas responsabilidades em termos de acção climática.

A Declaração de Glasgow sobre a Acção Climática para o Turismo, lançada pela OMT e parceiros na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de 2021 (COP26) e a Iniciativa Global sobre Plásticos no Turismo, uma iniciativa conjunta da OMT e do UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), foram ambas referidas como iniciativas fundamentais para ajudar a orientar a transformação do sector. O Programa de Turismo Sustentável One Planet foi co-organizado pela UNEP e o seu Plano de Acção para o Mediterrâneo, um acontecimento realizado paralelamente ao evento "Turismo e Economia Circular para o Desenvolvimento Sustentável no Mediterrâneo", onde foi lançado um novo conjunto de ferramentas e recursos centrados na economia circular e no turismo, juntamente com duas novas publicações da Iniciativa Global do Plástico no Turístico em torno da medição e aprovisionamento, produzidas com o apoio financeiro do Governo de França.

Uma oportunidade para todo o turismo

Ao dirigir-se à Conferência Ministerial, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: "Para as empresas, a economia circular pode trazer vantagens competitivas. Para os destinos, pode construir cadeias de valor locais mais inclusivas". E para os turistas, é uma oportunidade de deixar uma pegada de carbono positiva". Encorajo os Ministros do Ambiente da Europa a construírem parcerias com os seus homólogos nos Ministérios do Turismo para implementar a economia circular no sector do turismo".

Ministros Europeus e Comissão Europeia apostam no Turismo

Também em Nicósia, a Ministra do Turismo e Ambiente da Albânia, Mirela Kumbaro Furxhi, presidiu a uma discussão plenária sobre "Aplicação dos Princípios da CE ao Turismo", com contribuições da Suíça, Suécia, Bulgária, Chipre, Ucrânia, Alemanha, Grécia, Arménia e União Europeia. A UE emitiu então uma declaração na qual também estes estados apoiam a Declaração de Glasgow e a Iniciativa Global dos Plásticos no Turismo como ferramentas para fazer avançar as intenções de tornar o sector mais sustentável.

 

Fonte: https://www.unwto.org/news/ministers-agree-to-advance-circularity-and-climate-action-in-pan-european-tourism

10 Outubro 2022