Mercado dos cruzeiros fluviais com previsões de crescimento sustentado

Mercado dos cruzeiros fluviais com previsões de crescimento sustentado

Espera-se que o mercado global de cruzeiros fluviais atinja 1.71 mil milhões de dólares em 2032, com probabilidade de atingir uma elevada CAGR (*) de 2% durante o período de previsão de 2022 a 2032

Os cruzeiros fluviais são agora uma grande indústria turística em diferentes partes do mundo. Num cruzeiro fluvial, o navio é mais pequeno e transporta menos pessoas do que num cruzeiro marítimo. Além disso, como o cruzeiro fluvial é mais pequeno, este tipo de navios pode navegar em rios e águas pouco profundas e dá ao viajante a oportunidade de explorar cidades e vilas dinâmicas e descontraídas, e também entrar em áreas inexploradas onde os grandes navios não podem ir.

Os cruzeiros fluviais como sector de actividade está a florescer na Europa, Estados Unidos, Sudeste Asiático, e África. Alguns locais populares nos cruzeiros fluviais incluem Londres, Paris, Amesterdão, Porto, Budapeste, Banguecoque, Singapura, Ho Chi Minh City, Nova Iorque, San Antonio, Luxor e Cairo.

Cruzeiros fluviais: Percursos e Restrições

De acordo com o Future Market Insights, a maioria dos cruzeiros fluviais possibilita o luxo de desfazer as malas, apenas uma vez, e o viajante está pronto para desfrutar da paisagem e sons dos natureza, somente possível num cruzeiro fluvial.

Os cruzeiros fluviais são relaxantes, dando ao viajante um afastamento da vida urbana acelerada e oferecem óptima gastronomia e grandes hipóteses de explorar cidades, vilas e aldeias interessantes às quais os navios de grande porte não podem ir devido às limitações de tamanho. Estes são alguns dos factores que estão a impulsionar a indústria dos cruzeiros fluviais em todo o mundo.

No entanto, o viajante deve lembrar-se que uma vez num cruzeiro fluvial, o viajante terá de seguir o horário estabelecido pelos organizadores. Se o viajante encontrar um lugar mais interessante, não poderá ficar mais tempo nesse lugar, porque o navio de cruzeiro fluvial tem de retomar a viagem. Por outro lado, alguns dos cruzeiros fluviais destinam-se apenas a adultos e não a crianças. O que limita a opção dos cruzeiros fluviais como uma alternativa de férias.

Cruzeiros fluviais: Descrição

Como os navios de cruzeiro fluvial tendem a ser mais pequenos do que os navios de cruzeiro oceânico, a experiência de viajar num cruzeiro fluvial pode ser intimista e as viagens em alguns destes cruzeiros podem ser realmente divertidas. Não há pressa de voltar para o hotel, pois o hotel fica sempre a um passo de distância na margem do rio. Além disso, basta desfazeres as malas uma única vez, já que não é necessário mudar constantemente de quarto de hotel quando se muda de cidade ou lugar, o navio está sempre por perto.

No entanto, o viajante deve ter em mente que os cruzeiros fluviais são um processo bastante limitado em comparação com a vida num transatlântico onde se pode jantar em diferentes restaurantes todas as noites ou passar a noite inteira num casino. Em contraste, como os cruzeiros fluviais são mais pequenos, a experiência a bordo é muito mais íntima e descontraída. Além disso, ao contrário de um cruzeiro oceânico, no cruzeiro fluvial a terra está sempre à vista e o viajante não corre o risco de ficar enjoado.

A maior vantagem num cruzeiro fluvial é que o viajante não precisa de planear cada etapa da viagem, uma vez reservado um cruzeiro fluvial, tudo fica tratado e o viajante apenas tem de seguir o horário do cruzeiro fluvial. Além disso, como o tamanho do cruzeiro fluvial é muito menor, o viajante fica a conhecer todas as pessoas do seu grupo, já que o número de viajantes que se deslocam juntos é muito menor.

Isto leva a uma experiência de conhecer diferentes viajantes de diferentes estilos de vida, e há a vantagem de receber um serviço personalizado da tripulação do cruzeiro fluvial. Devido a todas estas vantagens e à sedução de umas férias intimistas e descontraídas, muitos viajantes estão a sentir-se atraídos pelos cruzeiros fluviais o que os torna cada vez mais populares.

 

(*) A taxa de crescimento anual composta (CAGR) é a taxa média anual de crescimento das receitas entre dois anos determinados, assumindo que o crescimento ocorre a uma taxa de crescimento composta e exponencial.

 

Fonte: Future Market Insights, Global River Aggregate Industry Research Report, Growth Trends and Competitive Analysis, November 2022

24 Novembro 2022