Lenta recuperação das Viagens e Turismo está afectar empregos e o PIB mundial, mas existem hipóteses de melhoria

Lenta recuperação das Viagens e Turismo está afectar empregos e o PIB mundial, mas existem hipóteses de melhoria

A contínua e lenta recuperação do sector de Viagens e Turismo verá a sua contribuição anual para o PIB global aumentar somente um terço no ano de 2021, de acordo com uma nova pesquisa do Conselho Mundial das Viagens e Turismo (WTTC).

O WTTC, que representa o sector privado global de Viagens & Turismo, afirma de acordo com estudo publicado, que a recuperação do sector tem sido prejudicada pela falta de coordenação internacional, severas restrições às viagens e taxas de vacinação mais lentas em algumas partes do globo, que ainda continuam a prejudicar muitas regiões do mundo.

Em 2019, o sector de Viagens e Turismo gerou uma contribuição económica de quase 9,2 triliões de dólares americanos (*) para o PIB global, no entanto, em 2020, a pandemia trouxe uma paralisação quase completa das Viagens e Turismo, tendo resultado numa queda deste valor em 49,1%, representando uma perda “astronómica” de quase 4,5 triliões de dólares americanos. Embora a economia global deva receber um aumento modesto de 30,7% por ano da indústria das Viagens e Turismo em 2021, o que representará apenas 1,4 triliões de dólares americano, valor este impulsionado principalmente pelo Turismo doméstico.

Esta projecção económica foi realizada pela Oxford Economics para a WTTC, tendo baseado os seus cálculos num cenário de base, que teve em consideração a taxa de vacinação actual e global, a confiança dos consumidores e o alívio nas restrições de viagens que já existem em algumas regiões do mundo. A projecção revela que, com a taxa actual de recuperação, a contribuição de Viagens e Turismo para a economia global poderia registar um aumento homólogo moderado semelhante, rondando os 31,7% em 2022.

No ano passado, o WTTC revelou a perda de impressionantes de 62 milhões de empregos na indústria das Viagens e Turismo em todo o mundo e, com o ritmo actual de recuperação, os empregos devem aumentar este ano apenas 0,7%. A pesquisa efectuada mostra um potencial mais promissor de criação de empregos nos próximos anos, prevendo-se um crescimento no próximo ano de 18%.

A contribuição do sector para o PIB global e o aumento do emprego podem mostrar-se mais positivos neste ano e no próximo, se forem implementadas, segundo esta organização, as seguintes medidas:

  • Permitir que viajantes totalmente vacinados se movimentem livremente, independentemente da sua origem ou destino final, removendo sistemas e critérios complexos e por vezes contraditórios;
  • A implementação de soluções digitais que possibilitem a todos os viajantes comprovar facilmente o seu estatuto COVID, agilizando assim o processo de passagem nas fronteiras a nível mundial;
  • Reconhecimento de todas as vacinas autorizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e/ou por qualquer uma das Autoridades Reguladoras Reconhecidas Internacionalmente (SRA);
  • Acordo de todas as autoridades competentes a nível internacional de que as viagens internacionais são seguras, desde que realizados com protocolos aprimorados de saúde e segurança.

O futuro poderá ser mais promissor

O estudo mostra ainda que, se essas quatro regras vitais forem seguidas antes do final de 2021, o impacto na economia global e nos empregos poderá ser significativo.

De acordo com os dados apurados, segundo este cenário de aplicação destas medidas, a contribuição do sector para a economia global pode aumentar 37,5% - atingindo 6,4 triliões de dólares americanos ainda este ano (em comparação com os 4,7 triliões de dólares americanos em 2020). No entanto, ainda há esperança de que as restrições continuem a ser progressivamente levantadas, que exista mais cooperação internacional, e que os governos possam trazer de volta cerca de 19 milhões de empregos antes do final deste ano (cenário optimista com revisão das previsões em alta no emprego de 6,8%). Esta tendência poderá continuar no próximo ano, se a contribuição do sector para o PIB global registar um aumento anual de 34%, atingindo 8,6 triliões de dólares americanos, já perto do valor atingido em 2019, um ano recorde para a indústria das Viagens e Turismo. Da mesma forma, os empregos podem superar os níveis de 2019 - um aumento médio anual nos próximos anos de 20,1%, ultrapassando 349 milhões de postos de trabalho.

(*) Usada terminologia anglo-saxónica

08 Outubro 2021