Japão: posição favorável aos passaportes de vacinas, mas jogos olímpicos com assistência local

Japão: posição favorável aos passaportes de vacinas, mas jogos olímpicos com assistência local

Enquanto o Japão se prepara para os Jogos Olímpicos em Julho, embora apenas com público local, os sectores público e privado do país tomam medidas no sentido do reinício a longo prazo das viagens internacionais.

A maioria das medidas estão relacionadas com vacinas COVID-19 e passaportes desta vacina que permitirão aos viajantes atravessar as fronteiras em segurança.

O Japão tem sido mais lento do que muitas outras nações ricas na vacinação dos seus cidadãos. O país tem vindo a administrar as doses da vacina aos profissionais de saúde desde meados de Fevereiro e não está previsto concluir a vacinação de pessoas com 65 anos ou mais até ao final de Junho.

Para encorajar a população em idade activa a receber a vacina, o governo tem afirmado que instará as empresas a permitir que o pessoal tire férias pagas para se vacinar e está a considerar a possibilidade de permitir que os funcionários públicos tirem férias com o mesmo objectivo. O país irá também emitir certificados de saúde digitais para os vacinados. O Japão junta-se a vários países que já implementaram passaportes de vacinas para os seus cidadãos, tais como a China, Dinamarca e Israel.

O certificado digital será disponibilizado através de uma aplicação móvel e estará em conformidade com as normas internacionais, permitindo ao cidadão apresentar provas de vacinação nos postos de controlo fronteiriços.

No sector público, a All Nippon Airways (ANA) planeia testar a aplicação Travel Pass da International Air Transport Association (IATA), que permite aos passageiros demonstrar que cumprem os requisitos de entrada no destino, como um teste ao COVID-19 negativo, e partilhar os resultados com as demais companhias aéreas.

"Através do teste da aplicação, esperamos contribuir para o desenvolvimento desta solução digital, que visa tornar a experiência de viagem mais agradável, mais segura e sem contacto", disse Yuji Hirako, Presidente e CEO da ANA e membro do conselho de governadores da IATA.

Mesmo com todos os esforços feitos, os japoneses ainda mostram alguma relutância em realizar viagens para o estrangeiro. 74% dos japoneses inquiridos em Dezembro de 2020 acreditam que as pessoas devem abster-se de viajar para o estrangeiro até pelo menos Julho de 2021, de acordo com o Departamento de Investigação e Estatística do Japão, equivalente japonês do INE em Portugal. Apenas 10% dos 3.948 inquiridos afirmaram que os japoneses deveriam retomar as viagens para o estrangeiro antes dessa data, indicando no entanto que nunca antes do período entre Abril e Junho de 2021.

23 Abril 2021