Ideias de preservação do património e da cultura

Ideias de preservação do património e da cultura

Se existe um símbolo icónico britânico são as suas cabines telefónicas, com a sua cor vermelha brilhante. São um dos símbolos do país e atraem sempre a atenção dos turistas estrangeiros. Com o objectivo de preservação deste símbolo, o governo britânico irá proteger as 21.000 cabines telefónicas que quase ninguém utiliza. Já existem iniciativas para as transformar em bibliotecas, mini galerias de arte ou centros de primeiros socorros. Do mesmo modo, os mais antigos autocarros de dois andares, dos originais, apenas um punhado sobrevive para visitas turísticas, apesar de continuar a existir hoje a versão moderna destes autocarros em circulação no Reino Unido, com o mesmo formato.

O governo britânico está a acelerar as medidas para decretar a protecção das 21.000 cabines telefónicas que estão espalhadas por todo o território britânico. A proposta do regulador Ofcom é que cerca de 5.000 destas cabines sejam mantidas activas em áreas com pouca ou nenhuma cobertura móvel. Os que se encontram em áreas com acidentes frequentes ou com elevadas taxas de suicídio, ou que tenham sido utilizados pelo menos 52 vezes durante o último ano (uma média de uma vez por semana), também podem ser salvaguardadas. A Ofcom destaca que das 150.000 chamadas efectuadas entre Maio de 2019 e Maio de 2020, quase metade foram feitas para linhas de ajuda ou para instituições de caridade.

Outros planos para as cabines

Mas estes não são os únicos planos para as cabines telefónicas do Reino Unido: cerca de 6.600 delas já se tornaram locais de trocas de livros, como a de Warwickshire, ou centros de primeiros socorros, onde para além dos kits de primeiros socorros existem desfibriladores para ajudar em caso de paragens cardíacas, como os colocados pela Community Heartbeat Trust. Na cidade galeria de Cheltenham, perto de Gloucester, uma dúzia destas cabines foram transformadas em mini galerias de arte para promover o trabalho dos artistas locais.

Adopte uma cabine

Para além destas ideias foi lançado um programa de "Adopção de cabines" permitindo às ONG ou aos municípios comprar uma cabine pelo preço simbólico de uma libra e voltar a utilizá-la. O Grupo BT (British Telecom) colocou como condição para adopção que as cabines não devem ser retiradas do local, pelo que terá de haver alguma imaginação para encontrar finalidades alternativas para a sua utilização.

15 Novembro 2021