IATA integra certificados Covid-19 da UE e do Reino Unido no Travel Pass

IATA integra certificados Covid-19 da UE e do Reino Unido no Travel Pass

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que o Certificado Digital Covid-19 da UE (DCC) e o Passe Covid-19 do NHS do Reino Unido podem agora ser carregados no Travel Pass da IATA, passando assim a servir para verificar a vacinação dos passageiros.

Os viajantes detentores de um DCC da UE ou do UK NHS Covid Pass, podem agora aceder a informações precisas relacionadas com a Covid-19 sobre as viagens que querem realizar e criar uma versão electrónica do seu passaporte bem como proceder à importação do certificado de vacinação, ficando tudo disponível num único local.

Esta informação pode ser partilhada com companhias aéreas e autoridades de controlo fronteiriço que podem ter assim uma garantia de que o certificado que lhes é apresentado é genuíno e pertence à pessoa que o apresenta.

Segundo Nick Careen, Vice-presidente sénior da IATA, os certificados de vacinação Covid-19 estão a tornar-se um requisito generalizado para as viagens internacionais para a segurança e protecção das operações. A integração dos certificados europeus e britânicos através do Travel Pass da IATA é um importante passo para a retoma das viagens, pois proporcionam vantagens aos viajantes, autenticidade para os governos e eficiência para as companhias aéreas.

A harmonização das normas digitais em relação às vacinas é essencial para apoiar o reinício seguro do transporte aéreo, evitar filas de espera desnecessárias nos aeroportos e assegurar uma experiência agradável aos passageiros, argumenta a IATA. Este organismo congratula-se com o trabalho realizado pela Comissão da UE no desenvolvimento, em tempo recorde, do sistema DCC da UE e, consequentemente, na normalização dos certificados digitais de vacinação em toda a Europa.

Com base no sucesso do DCC da UE, a IATA insiste no sentido da Organização Mundial de Saúde (OMS) trabalhar no desenvolvimento de uma norma digital global em relação à certificação da vacinação. A ausência de uma norma global, torna muito mais difícil às companhias aéreas, autoridades fronteiriças e governos, reconhecer e verificar um certificado digital de vacinação de cada viajante.

Ainda segundo a IATA, a indústria da aviação comercial está a trabalhar em torno deste processo, desenvolvendo soluções que podem reconhecer e verificar certificados aprovados em cada país individualmente. Mas este é um processo lento, que está a impedir o reinício das viagens internacionais, porque à medida que mais estados implementam os seus programas de vacinação, muitos procuram urgentemente implementar soluções técnicas de modo a fornecer a certificação da vacinação efectuada pelos seus cidadãos quando viajam. Na ausência de uma norma da OMS, a IATA solicita que pelo menos seja analisado em concreto o DCC da UE como uma solução comprovada que possa ser enquadrada na orientação da OMS, ajudando a reconectar mais rapidamente o mundo.

20 Agosto 2021