IATA alerta: sem digitalização dos documentos de viagem o caos pode instalar-se

IATA alerta: sem digitalização dos documentos de viagem o caos pode instalar-se

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alertou ontem em Genebra para o potencial caos nos aeroportos, a menos que os governos adoptem rapidamente medidas e processos ao nível digital para gerir as credenciais sanitárias das viagens (testes COVID-19 e certificados de vacinas) e outras medidas COVID-19. Os impactos serão graves:

  • Em circunstâncias pré-COVID-19, os passageiros, em média, passaram cerca de 1,5 horas em procedimentos relacionados com cada viagem (check-in, segurança, controlo de fronteiras, alfândega, e reclamação de bagagem);
  • Os dados actuais indicam que o tempo de processamento do aeroporto passaram para 3,0 horas durante a hora de ponta, com fluxos de viajantes que actualmente se situam em cerca de 30% dos níveis pré-COVID-19. Os maiores aumentos são no check-in e no controlo de fronteiras (emigração e imigração) onde as credenciais de saúde necessárias para viajar estão a ser verificadas principalmente em documentos impressos em papel;
  • O modelo de previsão sugere que, sem melhorias nos processos, o tempo gasto nos procedimentos aeroportuários poderá atingir 5,5 horas por viagem quando o tráfego subir para 75% dos níveis de movimento pré-COVID-19, e para 8,0 horas por viagem quando se atingir os 100%.

"Sem uma solução automatizada para os controlos COVID-19, podemos antever no horizonte um potencial de perturbações significativas nos aeroportos. O tempo médio de processamento e de espera dos passageiros já duplicou em relação ao que era antes da crise durante as horas de ponta - atingindo uma média inaceitável de três horas. Temos de automatizar a verificação das vacinas e dos certificados de teste antes que o tráfego aumente. As soluções técnicas existem. Mas os governos têm de acordar normas para os certificados digitais e aceitar um alinhamento e padronização dos processos, e devem agir rapidamente", disse Willie Walsh, Director-Geral da IATA.

Nas últimas duas décadas, as viagens aéreas foram reinventadas colocando os passageiros no controlo das suas viagens através de processos de auto-atendimento. Isto permite que os viajantes cheguem ao aeroporto essencialmente "prontos a voar". E com a tecnologia de identidade digital, os processos de controlo de fronteiras são também cada vez mais um auto-serviço através de portões electrónicos. A verificação de documentos COVID-19 em papel forçará os viajantes a regressar aos processos manuais de check-in e controlo de fronteiras que já estão a tornar-se um problema mesmo com baixos fluxos de viajantes.

Soluções

Se os governos requerem credenciais de saúde COVID-19 para viajar, integrá-las em processos já automatizados é a solução para um reinício suave. Isto exigiria certificados digitais globalmente reconhecidos, padronizados e interoperáveis para os testes e certificados de vacinas COVID-19.

Os certificados digitalizados têm várias vantagens:

  • Evitar documentação fraudulenta;
  • Possibilitar aos governos controlos avançados "prontos a voar";
  • Redução das filas de espera, do congestionamento e do tempo de espera nos aeroportos através da integração com o auto-serviço de check-in (através da Internet, quiosques ou aplicações para telemóveis);
  • Aumentar a segurança através da integração dos procedimentos na gestão da identidade digital a ser utilizada pelas autoridades de controlo fronteiriço;
  • Reduzir o risco de transmissão do vírus através da troca de documentos em papel de pessoa a pessoa;

Construir uma abordagem global

O G20 identificou uma solução semelhante. As Directrizes de Roma do G20 para o Futuro do Turismo apelam a uma abordagem internacional comum sobre testes COVID-19, vacinação, certificação, e informação, bem como a promoção da identidade digital do viajante.

As discussões do G7, que têm início a 11 de Junho, e são a próxima oportunidade para os governos e líderes políticos desenvolverem uma solução em torno de acções-chave:

  • Emitir certificados de vacinação baseados nas normas de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) Certificado de Vacina Inteligente, incluindo códigos QR
  • Emitir certificados de teste COVID-19 em conformidade com os requisitos de dados estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO)
  • Aceitar certificados digitais de teste COVID-19 e vacinas nas suas fronteiras

Quando os governos exigem que as companhias aéreas verifiquem os documentos de viagem, devem também aceitar o uso de aplicações digitais facilitadoras, tais como o Passe de Viagem IATA, para agilizar eficazmente o processo.

A IATA pede ao G7 que trabalhe com a indústria dos transportes aéreos para assumir a liderança na reactivação do sector global das viagens. Havendo entendimento com a indústria do transporte aéreo, podemos assegurar que os requisitos governamentais para viagens seguras sejam satisfeitos com soluções que possam ser operacionalizadas de forma eficiente.

27 Mai 2021