Guerra na Ucrânia: consequências para o espaço aéreo europeu

Guerra na Ucrânia: consequências para o espaço aéreo europeu

Após um mês de guerra na Ucrânia, o céu europeu está a adaptar-se. Enquanto o espaço aéreo russo está na lista negra das companhias aéreas, alguns países estão a tirar partido das mudanças nas rotas, como a Geórgia e a Hungria. A Polónia viu os seus sobrevoos reduzidos em 33% desde o início do conflito, enquanto os países bálticos têm tendências díspares.
 
Duas semanas após as primeiras estatísticas sobre reservas de companhias aéreas, o Eurocontrol publicou um relatório sobre as consequências da guerra na Ucrânia sobre o espaço aéreo europeu.
 
Registou-se uma queda na compra de bilhetes aéreos, mas não é tudo, pois os sobrevoos na Europa também estão a ser afectados. Segundo o Eurocontrol, os voos comerciais estão paralisados na Ucrânia, os sobrevoos sobre a Moldávia estão interrompidos e continuam muito perturbados na Rússia e na Bielorrússia.
 
A Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea escolheu dois exemplos para avaliar a situação, nomeadamente os casos da Lituânia e da Hungria. Estes dois países têm dinâmicas muito diferentes.
 
A Lituânia perdeu quase 200 sobrevoos por dia (-46%). Mais de metade desta contracção nos sobrevoos deve-se à cessação dos fluxos de e para a Rússia, particularmente da Alemanha, França e Reino Unido. Este é também o caso da Polónia (-33%) e da Letónia (-25%).
 
Ao mesmo tempo, os voos entre a Turquia e a Rússia continuam, mas foram reduzidos em cerca de 30%. A Turquia tornou-se, tal como a Sérvia e o Dubai, as portas de entrada dos turistas russos.
 
Para chegar à Ásia, as transportadoras europeias dirigem-se para sul, contornando a Rússia, via Geórgia, por exemplo. O país viu os seus sobrevoos aumentarem em 76%.
 
A Hungria viu os seus sobrevoos aumentar quase 30% num mês (290 por dia), devido em grande parte ao redireccionamento dos fluxos para a Ásia e Médio Oriente localizados mais a sul, mas isto representa cerca de um terço da variação (100 voos por dia). A Roménia também tem beneficiado com estes ajustamentos de rotas.

30 Março 2022