Grécia negoceia com o Reino Unido os passaportes de vacinação para reactivar o turismo

Grécia negoceia com o Reino Unido os passaportes de vacinação para reactivar o turismo

Os governos da Grécia e do Reino Unido estão em negociações para o potencial desenvolvimento de certificados de vacinação, conforme noticiado nesta quinta-feira pela BBC, movimento que ocorre depois das alterações da política externa dos Estados Unidos e Reino acerca destes passaportes. 

Durante um dos programas da estação britânica, o ministro grego do Turismo, Harry Theoharis, referiu que o seu governo está em negociações com o Reino Unido para ver como podem ser introduzidos os certificados de vacinação. "Estamos em conversas muito preliminares. Tenho muita esperança de que possamos encontrar algum tipo de solução."

"Certamente esperamos que, com os programas de vacinação em andamento e o Reino Unido sendo um dos países líderes neste processo, permita que o próximo Verão venha a ser seminormal", comentou o ministro grego.

A Grécia é um dos destinos mais procurados pelos britânicos com mais de 4 milhões de visitantes por ano, de acordo com a publicação da associação de agências britânicas ABTA Magazine.

O ministro grego lembrou ainda que “os certificados de vacinação serão emitidos pelos governos, e não por qualquer laboratório dos diferentes países, pelo que poderá constituir uma solução” e é por isso que estamos a iniciar neste momento estas conversações, para podermos resolver atempadamente qualquer problema de natureza técnica"

A associação britânica ABTA também se pronunciou a favor dos certificados de vacinação. “Ter a opção de obter algum tipo de certificado de vacinação será importante porque essa evidência, acrescida dos testes, provavelmente fará parte do caminho para reabrir as viagens”. Esta associação, manifestou vontade de trabalhar com o governo britânico para avançar com estes certificados que podem evitar testes e quarentenas e lembram que países como a Grécia ou Chipre já estão a trabalhar activamente para colocar em prática esta opção que irá facilitar as viagens.

Especial atenção para o facto dos destinos gregos também estarem a avançar especialmente no mercado alemão com soluções desta natureza, de acordo com os operadores alemães.

 

 

19 Fevereiro 2021