Governo britânico adverte: países da lista amarela não são para passar férias

Governo britânico adverte: países da lista amarela não são para passar férias

O Primeiro-Ministro britânico, Boris Johnson, reiterou na terça-feira o que o ministro da Saúde Matt Hancock disse no Parlamento britânico na segunda-feira: que os residentes do Reino Unido não devem viajar por motivo de férias para países classificados como pertencentes à lista amarela, nomeadamente a Espanha, Grécia e França, apesar das viagens internacionais terem sido retomadas no Reino Unido esta semana.

“Os países classificados com o amarelo são lugares onde não se deve ir de férias ” afirmou o Primeiro-Ministro Johnson durante uma visita a um centro de vacinação em Londres, "e que devem ser visitados, apenas, "por motivo de alguma urgência familiar ou de negócios".

“Se alguém tiver que ir a um país da lista amarela, lembre-se que terá que se isolar, fazer um teste, preencher o formulário de registo e localização, mas também que terá que cumprir uma quarentena de 10 dias no retorno", afirmou ainda que "este período de quarentena será reforçado com multas superiores a 10.000 libras, e acho importante que os britânicos entendam bem o que está em causa e o significado de um país pertencer à lista amarela".

Apesar destas advertências, as viagens para países da lista amarela e até vermelha não são proibidas, sendo apenas desencorajadas pelas quarentenas, testes e até coimas que na verdade contribuem para onerar as viagens de férias. De acordo com estimativas de especialistas e investigadores em turismo do Reino Unido, cinco milhões de britânicos já terão efectuado reservas para viajar neste Verão para países actualmente classificados na lista amarela.

Nesta lista amarela estão neste momento destinos turísticos populares entre os britânicos como a Espanha, França e Grécia, enquanto a Turquia está na lista vermelha tal como as Maldivas, as Seychelles e o Nepal.

19 Mai 2021