Ganhos exagerados de curto prazo poderão causar danos a longo prazo

Ganhos exagerados de curto prazo poderão causar danos a longo prazo

Alguns fornecedores britânicos de férias e alojamento no Reino Unido aumentaram significativamente os preços ao longo de 2021 devido à crescente procura interna por férias neste país, o que poderá dissuadir os turistas britânicos em 2022 a voltar a fazê-lo, segundo a GlobalData, uma empresa especializada em recolha e análise de dados.

De acordo com a mesma empresa, uma análise às Viagens e Turismo em 2021 refere que o aumento dos preços corre o risco de resultar numa oportunidade perdida para muitas empresas de turismo britânicas que, de repente, depararam-se com uma possibilidade única para aumentar a sua competitividade em relação aos operadores turísticos estrangeiros. Em vez disso, os preços excessivos que estão a praticar e muito inflacionados poderão efectivamente excluí-los do mercado no Verão de 2022 e em anos vindouros, quando os viajantes britânicos estiverem mais propensos a aventurarem-se novamente para a realização de viagens além fronteiras.

De acordo com o inquérito aos consumidores da GlobalData realizado no primeiro trimestre deste ano no Reino Unido, 26% dos inquiridos cortaram certos produtos do seu orçamento devido à pandemia. Além disso, no mesmo estudo, 36% dos inquiridos do Reino Unido disseram estar "extremamente" ou "um pouco" preocupados com a sua situação financeira, salientando, ao mesmo tempo, a necessidade da indústria de viagens e turismo oferecer produtos a preços competitivos.

Embora tenha sido um alívio para a indústria do turismo do Reino Unido ver o turismo doméstico neste Verão apresentar crescimentos exponenciais, é decepcionante ver as empresas concentrarem-se em ganhar o máximo no curto prazo em vez de olharem para uma captação de clientes para o turismo doméstico mais sustentável a longo prazo. As empresas tiveram uma grande oportunidade para criar experiências únicas de férias britânicas e de acrescentar valor em todo o processo. Infelizmente, esta oportunidade corre o risco de se perder para muitos fornecedores de férias devido a uma atitude demasiado exploradora em relação à procura apresentada pelos viajantes.

Muitos potenciais turistas domésticos têm vindo a comparar a oferta proposta com pacotes europeus de férias com tudo incluído, que normalmente incluem voos, alojamento, transferências nos aeroportos, alimentação e bebida, constatando que estas férias mostram-se mais baratas que as férias domésticas actualmente oferecidas. Acresce o facto das regras e políticas de cancelamento e reembolso de viagens terem sido tornadas mais justas, e mais transparentes, acompanhado pelo facto de existirem cada vez mais consumidores totalmente vacinados. Como resultado, a janela de oportunidade para causar uma impressão positiva e duradoura está a fechar-se para o turismo doméstico do Reino Unido, e muitos fornecedores de férias deste país precisam de repensar urgentemente a sua estratégia de preços.

Quando partes da Europa estão novamente abertas aos turistas, os viajantes estão a comparar os preços mais do que nunca. Em última análise, as empresas que estão a praticar preços exagerados e completamente fora dos valores oferecidos no mercado internacional, estão a autodestruir-se e a tornar-se inviáveis a longo prazo. As empresas de férias domésticas precisam de entender a natureza competitiva dos operadores de viagens ao estrangeiro e a concorrência feroz que criam. Empresas do tipo Jet2holidays e a TUI lideram a oferta de férias organizadas, uma vez que têm um controlo substancial sobre a sua cadeia de abastecimento, transpondo os ganhos para o viajante sob a forma de preços competitivos.

Reflectindo sobre esta situação, que poderá servir de exemplo para muitos países e destinos turísticos, podemos concluir que o mercado doméstico não pode ser aproveitado de forma exagerada e agressiva em termos de políticas de preços em tempos de crise, porque corre-se o risco de perder nos próximos anos este mercado que pode contribuir decisivamente para a sustentabilidade dos destinos e não constituir uma mera oportunidade em momentos difíceis. A competitividade dos grandes operadores internacionais é muito forte e experiente e que rapidamente explora níveis de insatisfação dos consumidores captando para si este mercado doméstico que pode manter-se muito promissor em termos futuros.

16 Agosto 2021