Francisco Calheiros, Presidente da CTP, falou aos jornalistas após reunião da Concertação Social

No final da reunião da Concertação Social, o Presidente da CTP indicou que “Esta reunião da Concertação Social teve dois momentos: o primeiro onde houve um consenso entre os vários assuntos que foram debatidos, como a Covid-19, a política comercial da União Europeia, a transição digital e sobretudo a questão da energia que é um problema que de facto preocupa bastante a Europa, e a nós em Portugal nos preocupa imenso o aumento abrupto quer da energia, quer dos combustíveis”, referiu Francisco Calheiros.

Francisco Calheiros abordou o tema da valorização dos jovens no mercado de trabalho, defendendo que “A CTP sempre pautou pela dignidade do trabalho, combatemos o trabalho não declarado e sobretudo, apostamos muito na valorização dos jovens que é um ativo grande que nós temos e onde o país investiu muito. Temos que saber e ter engenho e arte para reter esses nossos ativos, mas aquilo que nós achamos e já o dissemos anteriormente é que esta agenda reflete mais uma alteração ao código de trabalho que foi feita em 2019, e não faz muito sentido, nem vemos oportunidade e necessidade de o fazer”.

Referiu que “parece que às vezes nos esquecemos que estamos há um ano e meio em pandemia” e salientou “Eu recordo que os resultados do turismo em 2020 foi perder 63% do seu volume de atividade; em 2021, foi perder 53% do seu volume de atividade. Portanto, vamos ter alguma calma com o que se está a passar, com as cedências que se estão a fazer”.

Assista à entrevista na íntegra, carregando no vídeo acima.

20 Outubro 2021