Francisco Calheiros defende que é urgente que o Governo autorize os cidadãos do Reino Unido a fazerem férias em Portugal

Francisco Calheiros defende que é urgente que o Governo autorize os cidadãos do Reino Unido a fazerem férias em Portugal

Em entrevista à TSF, Francisco Calheiros, Presidente da CTP, defende que é urgente que o Governo autorize os cidadãos do Reino Unido a fazerem férias em Portugal, já a partir da próxima segunda-feira, 17 de maio.

Salienta que as reservas para viajar para Portugal dispararam desde que o país foi incluído no corredor verde britânico, há uma semana, sem necessidade de quarentena quando os turistas regressam ao Reino Unido.

O problema é que o Governo português ainda não comunicou a abertura de portas aos turistas britânicos, nem a partir de quando é que isso irá acontecer - recorde-se que estão apenas autorizadas as viagens por motivos essenciais.

"Tivemos muitos pedidos de informação e muitas reservas, mas o problema que temos é que do lado português só estão autorizadas viagens por motivos especiais. Numa frase, os britânicos já estão autorizados a vir para Portugal, mas nós ainda não abrimos completamente as viagens para o turismo, algo que esperamos que aconteça a todo o momento pois isto começa na segunda-feira. Aí sim esperamos um aumento de reservas muitíssimo maior", afirma Francisco Calheiros.

O Presidente frisa que o Governo já devia ter agido, fazendo a ressalva que faltam poucos dias para os britânicos terem luz verde para viajarem para Portugal. "É urgentíssimo e uma oportunidade que não podemos perder. Recordo que o mercado inglês é o nosso principal mercado e está muito concentrado nas viagens de férias. Estando nós à frente dos outros países, não podemos perder uma oportunidade em que somos praticamente o único onde [por enquanto] os ingleses podem fazer férias", refere.

 

As razões de uma decisão que já devia ter sido tomada

O Presidente da Região de Turismo do Algarve também admite, em declarações à TSF, que é urgente que o Governo aprove as viagens do turistas britânicos para Portugal, já a partir da próxima segunda-feira.

João Fernandes diz estar convicto que essa autorização vai mesmo acontecer, mas é importante ser anunciado rapidamente - "dia 17 é já na segunda-feira".

Há dezenas ou mesmo centenas de novos voos previstos já para a semana e para a última semana de maio.

O representante da Região de Turismo espera que o Governo concorde com o sector pois "não faz sentido bloquear viagens de um país com um plano de vacinação bastante mais avançado que o nosso, com uma incidência mais baixa que a portuguesa, de onde exigimos um teste PCR e que já mostrou disponibilidade de viagens não essenciais para o nosso país".

Com a actual lista de países com classificação amarela pelo Reino Unido, se forem para Espanha, França, Grécia ou Turquia - destinos concorrentes de Portugal - os britânicos têm de fazer quarentena no regresso a casa.

 

14 Mai 2021