Europeus planeiam férias múltiplas apesar das preocupações com o aumento dos custos de viagem

Europeus planeiam férias múltiplas apesar das preocupações com o aumento dos custos de viagem

O sentimento para viajar entre os europeus continua forte, com 73% a planear partir de férias entre Junho e Novembro de 2022 apesar de várias preocupações, incluindo a elevada inflação, a crise russo-ucraniana e a pandemia em curso. O interesse em visitar outros destinos europeus (58%) tem aumentado significativamente (+7%) desde o Verão passado. Em particular, 31% dos inquiridos irão para um país europeu adjacente e 27% para um país não vizinho.

Os principais destinos de viagem mais populares continuam a ser Espanha, França e Itália (10% cada), seguidos pela Grécia (7%) e Croácia (6%), que entra nos cinco primeiros pela primeira vez. A maioria dos europeus planeia viajar durante Junho e Julho (41%), ou Agosto-Setembro (42%), com a maioria a favorecer estadas entre 4-9 noites. Tempo agradável, ofertas atractivas e menos multidões são factores decisivos na escolha de um destino de férias, enquanto desfrutam da natureza (19%), provar a gastronomia local e as iguarias regionais (16%) e imergir no estilo de vida de um destino (16%) são o que os viajantes mais desejam.

Estes dados provêm da mais recente investigação sobre a Monitorização do Sentimento de Viagens Domésticas e Intra-Europeias - Comunicado 12 da Comissão Europeia de Viagens (ETC), que fornece dados sobre as intenções e preferências de viagem a curto prazo dos europeus.

O Presidente da ETC, Luís Araújo, comentou esta investigação: "É encorajador ver o sector das viagens na Europa a recuperar fortemente, proporcionando optimismo para um Verão estimulante para os destinos europeus". Ainda assim, não podemos ignorar os desafios que persistem nos próximos meses. Para além do aumento da inflação, existe uma falta acentuada de profissionais em todo o sector, na sequência da pandemia. Este facto mostra-se mais visível nos hubs de transporte, que estão a ter dificuldades em fazer face ao aumento da procura, devido à falta de pessoal. É imperativo reconstruir de novo esta capacidade. A ETC exorta a UE e os governos europeus a reflectirem sobre a melhor forma de enfrentar estes desafios e de apoiar o sector".
 
A confiança nas viagens cresce apesar das inquietações crescentes em torno da inflação.
A insegurança sobre as finanças pessoais dos europeus aumentou 7% desde o Verão passado (13% no Verão de 2022, comparado com 6% no Verão de 2021). De facto, a inflação e o aumento dos custos de viagem tornaram-se a principal preocupação, afectando 18% dos turistas. Como resultado, as promoções e ofertas atraentes são agora mais importantes para os europeus na selecção do seu próximo destino de férias (15% em Maio de 2022, em comparação com 6% em Maio de 2021).

Apesar destas preocupações, a confiança nas viagens está a crescer, tendo 53% dos inquiridos já reservaram totalmente ou parcialmente a sua próxima viagem. Dos inquiridos que estão dispostos a viajar nos meses seguintes, 34% farão uma viagem, enquanto 38% planeiam viajar duas vezes. Note-se que 20% dos europeus planeiam fazer mais de três viagens.

Apesar desta maior confiança, a oportunidade de reserva permanece estreita, com quase metade das viagens (49%) planeadas para Junho ou Julho ainda não foram totalmente confirmadas. Este facto sugere que muitos se estão a aguardar por ofertas de última hora, com boa relação custo-benefício.
 
Sentimento de viagem resiliente face à COVID-19 e à crise Russo-Ucraniana
Uma vez que a COVID-19 entrou na vida quotidiana, mais de um terço dos europeus declara que os seus planos de viagem não são afectados pelo vírus - a maior parte deles já desde Agosto de 2020. O desejo de ver protocolos de saúde e segurança rigorosos em vigor nos destinos de viagem desceu ao seu ponto mais baixo até agora (agora 55%, contra 67% em Março de 2022). O desejo de viajar durante o Verão é mais forte entre as pessoas com mais de 55 anos (79%), possivelmente para compensar dois anos de insegurança relativamente às férias, causada pela pandemia.

Embora as tensões geopolíticas não tenham influenciado a maior parte (44%) dos turistas europeus com planos de viagem, constata-se também que 31% modificaram as suas viagens devido à guerra na Ucrânia, enquanto apenas 4% cancelaram completamente as suas férias. Globalmente, o sentimento de viagem continua a ser resiliente face ao conflito em curso.

20 Junho 2022