EUA vão reabrir viagens internacionais em Novembro apenas para vacinados

EUA vão reabrir viagens internacionais em Novembro apenas para vacinados

Os Estados Unidos decidiram finalmente reabrir as viagens internacionais dos residentes da União Europeia e do Reino Unido, mas também os residentes dos restantes países, a partir de Novembro para viajantes vacinados.

No final de Agosto, as principais companhias aéreas do país faziam planos para reiniciar as viagens internacionais em Novembro, coincidindo com a "fronteira psicológica" do feriado de Acção de Graças. Porém, neste mesmo domingo, o CEO da United Airlines, Scott Kirby, garantiu que vendo os efeitos da variante Delta no país, apostava em adiar o reinício das viagens até Janeiro de 2022.

Nesta terça-feira, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson encontra-se com Joe Biden pela primeira vez e o seu principal pedido seria que os Estados Unidos abrissem as fronteiras aos britânicos vacinados. Johnson pode retirar da lista esta solicitação, já que nesta segunda-feira o assessor da Covid-19 na Casa Branca anunciou que as viagens internacionais para os Estados Unidos retomarão em Novembro, sem especificar uma data, para aqueles que forem vacinados.

Novembro será, portanto, o momento há muito esperado, sobretudo quer para a União Europeia, porque finalmente foi concedido o princípio da reciprocidade por parte dos americanos que já podiam viajar para a U.E. desde Junho, quer para o Reino Unido. A medida anunciada possibilita também a abertura de viagens internacionais estrangeiros aos demais países, desde que seja para viajantes vacinados. Os estrangeiros não vacinados ainda terão sua entrada negada nos Estados Unidos.

Quem poderá viajar

A partir de Novembro, sem uma data especificada, os passageiros internacionais que voem para os Estados Unidos devem demonstrar que foram vacinados antes do embarque e devem também realizar um teste negativo à Covid-19 três dias antes de voar, de acordo com o coordenador da Casa Branca, Jeff Zients, para a Covid-19, que anunciou nesta segunda-feira a nova política do governo Biden.

As novas regras também afectarão os cidadãos norte-americanos não vacinados que desejem efectuar voos para o exterior do país, que devem fazer um teste um dia antes da sua partida dos Estados Unidos, e o mesmo procedimento aquando da data de retorno. Somente os passageiros que estão totalmente vacinados não devem ser colocados em quarentena. As companhias aéreas devem manter o contacto de todos os passageiros, telefones e e-mails, para que possam ser rastreados.

Esta nova política reabre os Estados Unidos para as viagens internacionais e acaba com as proibições impostas durante a pandemia pelo ex-presidente Donald Trump. Joe Biden apertou ainda mais as restrições, proibindo viagens com origem no Reino Unido, União Europeia, China, Índia e de outros países. Estas restrições abrangeram 33 países durante 18 meses que custou à economia dos Estados Unidos 500 mil milhões de dólares (425 mil milhões de euros), devido à falta de gastos com turismo no país, segundo dados publicados recentemente pelo New York Times.

21 Setembro 2021