Estudo demonstra que o indicador ESG é uma questão premente da indústria do turismo

Estudo demonstra que o indicador ESG é uma questão premente da indústria do turismo

GlobalData's Company Filing Analytics revela que o ambiente, a sociedade e a governação (ESG) (*), a Covid-19 e a situação geopolítica constituem as 3 principais preocupações das empresas do turismo.

Como consta nos relatórios baseados na recolha de dados e análises efectuadas pela GlobalData, o ESG é o tema mais mencionado, com um total de quase 14.000 referências em 2022 (dados de 28 de Julho de 2022), o que demonstra cabalmente a sua importância.

Os analistas das Viagens e Turismo da GlobalData, num comentário ao estudo referiram: "A legislação da UE exige que as grandes empresas revelem informações sobre a forma como operam e gerem os desafios sociais e ambientais. Muitos viajantes exigem agora também uma maior transparência por parte das empresas, e estão cada vez mais desconfiados perante as tentativas de "greenwashing". Este nível de escrutínio por parte dos legisladores e consumidores tem forçado as empresas de viagens e turismo, de todas as dimensões, a colocar os assuntos da ESG no centro das suas acções".

GlobalData's Company Filing Analytics Database mostra que as citações feitas à "Geopolítica" atingiram o seu auge em Março de 2022, com 2.562 menções só neste mês, um aumento de 338% em relação ao mês anterior. Este aumento deverá ter tido origem na reacção de muitas empresas à situação russo-ucraniana. No entanto, o conflito em curso teve um impacto limitado na procura das empresas de viagens e turismo na Europa. Um recente inquérito da ETC - Comissão Europeia das Viagens indicava que aproximadamente 44% dos inquiridos europeus declararam que o conflito não afectou de todo os seus planos de férias, e apenas 4% cancelaram completamente a sua viagem. Embora seja provável que a procura de viagens venha a prevalecer, a invasão Russa à Ucrânia fez emergir uma inflação elevada.

Quanto à taxa de inflação: "Um inquérito aos consumidores (**) realizado pela GlobalData mostra que 66% dos inquiridos europeus estão "extremamente" ou "bastante" preocupados com o impacto da inflação no seu orçamento familiar. Esta perspectiva poderá ser uma ameaça ao turismo pelas repercussões nos rendimentos disponíveis dos consumidores. Resta saber como os agregados familiares em toda a Europa (especialmente os que auferem rendimentos mais baixos), farão concessões relativamente às despesas de férias. Existem várias possibilidades de viajar: os turistas podem optar por não viajar, podem viajar a nível doméstico em vez de das viagens internacionais, podem viajar para um destino que considerem mais acessível, ou podem tentar um ponto de equilíbrio irem para destino turístico para um hotel de classificação inferior, diminuindo assim a despesa de férias.

A COVID-19 tem permanecido um tema chave com mais de 3.000 menções até à presente data em 2022. No entanto, de Janeiro de 2022 a Junho de 2022, as menções à COVID-19 diminuíram em 54%, sugerindo que o tema está lentamente a perder força. Simultaneamente, uma sondagem GlobalData (***) revelou que 53% dos inquiridos a nível mundial estão "pouco preocupados" ou "muito pouco preocupados" com a propagação da COVID-19, devido à diminuição das restrições de viagem e ao aumento das taxas de vacinação.

Pode ainda concluir-se neste relatório que: "Embora seja provável que a COVID-19 continue a ser um aspecto presente nas empresas num futuro próximo, há razões para ser cautelosamente optimista, uma vez que a GlobalData prevê que as partidas internacionais dos países europeus aumentarão 125% entre 2021 e 2022. As empresas de turismo deverão ser capazes de se orientar com sucesso nestes temas, através de investimentos, gestão e estratégia, permanecendo ou emergindo como líderes do sector".

 

Fonte: GlobalData (Agosto 2022)

(*) ESG - Os critérios ambientais, sociais e de governação (ESG) são um conjunto de normas relativas ao comportamento de uma empresa utilizadas por investidores com preocupações sociais para avaliar potenciais investimentos. Os critérios ambientais consideram a forma como uma empresa salvaguarda o ambiente, incluindo políticas empresariais que abordam as alterações climáticas, por exemplo. Os critérios sociais examinam a forma como gere as relações com empregados, fornecedores, clientes, e as comunidades onde opera. A governação lida com a liderança de uma empresa, remuneração de executivos, auditorias, controlos internos, e direitos dos sócios ou accionistas.

(**) GlobalData, Inquérito aos Consumidores 2º trimestre 2022- Total de inquiridos - 21.688  inquiridos, dos quais 2.870 europeus

(***) GlobalData Poll - Live, 236.746 Respostas (Inquérito realizado em 28 de Julho de 2022)

02 Agosto 2022