Estratégia de Promoção: a relevância das séries de televisivas internacionais para os destinos turísticos

Estratégia de Promoção: a relevância das séries de televisivas internacionais para os destinos turísticos

As séries televisivas rodadas em França, como "Emily in Paris", "Lupin" ou "Marselha", impulsionaram o turismo urbano nos locais onde se desenrolaram as histórias. A revista noticiosa francesa 'L'Express' mencionou que os telespectadores, especialmente do estrangeiro, são atraídos para os locais em destaque nas séries. Na capital francesa, foram mostrados os locais mais relevantes na série 'Emily in Paris', que os turistas procuraram mais massivamente.

Um restaurante muito frequentado pelo protagonista colocou um 'Menu Emily' no seu menu. Uma livraria frequentemente presente na série está também satisfeita com a procura crescente de novos clientes. Este tipo de interesse não deverá diminuir em breve, uma vez que as filmagens da segunda temporada acabam de terminar.

Entretanto, a série 'Lupin' trouxe um aumento inesperado de visitantes ao balneário de Étretat, na Normandia, com as suas falésias de giz, uma vez que uma parte importante do enredo se desenrolou neste local, na segunda temporada. As perguntas de jornalistas e espectadores do estrangeiro têm-se acumulado, disse o porta-voz do gabinete de turismo local, Éric Baudet. "Mesmo que não possamos quantificá-lo, o impacto da Netflix em Étretat não pode ser negado". Os ambientalistas, entretanto, advertem que as falésias de giz e os seus arredores estão a ser sobrecarregados pelos inúmeros visitantes.

Também uma cidade portuária continua a beneficiar da série lá realizada pela Netflix 'Marselha', que foi lançada em 2016 e 2017, de acordo com 'L'Express'. Mesmo que a quota-parte da série no crescimento turístico da cidade não possa ser quantificada, bastantes visitantes estrangeiros mencionam a série, disse o director do Gabinete de Turismo e Convenções, Maxime Tissot. Acrescentou que houve também um efeito económico secundário adicional e positivo: Marselha tinha também estado em foco devido a outras produções cinematográficas e televisivas - a cidade acolheu 441 dias de filmagens em 2019, o que provoca localmente um impacto económico apreciável.

O facto de os filmes poderem impulsionar o turismo é também comprovado pelo estudo de 2018, conduzido pelo Centro Francês de Cinema e Imagem em Movimento (CNF). De acordo com o estudo, 74% dos turistas que tinham visto um filme ou uma série filmada em França afirmaram que isso os tinha motivado a querer viajar para o país.

Deixamos aqui uma sugestão a título de exemplo: que haja uma série de mistério/policial/suspense de produção internacional distribuída na “Netflix”, ao longo da N2. Sem dúvida que iria impulsionar o interior do nosso país e ajudar a economia local.

10 Setembro 2021