Em termos reais a inflação suprime o aumento dos preços na hotelaria

Em termos reais a inflação suprime o aumento dos preços na hotelaria

A Mabrian, uma das mais prestigiadas empresas a nível mundial especializada em inteligência turística, analisou os preços dos hotéis dos principais destinos europeus em Agosto e comparou-os com as taxas de inflação locais, comparando ainda os dados de 2022 com os de 2019.  A principal conclusão deste estudo é que, tendo em conta a inflação, os preços dos hotéis em 2022, apesar de terem sofrido aumentos, são mais baratos do que em 2019 na maioria dos destinos turísticos europeus. 

Outros resultados do estudo são os seguintes:

O recente aumento dos preços em Espanha, Reino Unido, França e Portugal em hotéis de 3 e 4 estrelas, e Itália em hotéis de 4 e 5 estrelas, estão abaixo dos níveis de inflação e, portanto, mostram uma diminuição real dos preços praticados nos hotéis.

Em relação a Portugal, comparando com 2019, somente os hotéis de 5* apresentam valores acima do nível da taxa de inflação tendo variado aproximadamente 13%, no entanto com variações de preços inferiores aos registados na Alemanha, França e Grécia. Por outro lado, os hotéis de 4* tiveram uma variação de preços inferior à inflação, destacando-se ainda os hotéis de 3* com descida nos preços médios a rondar os 5%.

No caso da Grécia, o cenário é diferente, pois houve um aumento muito mais significativo nos preços dos hotéis, até 134% para os hotéis de 5 estrelas em comparação com 2019, enquanto a taxa de inflação é de apenas 6,87%. O elevado aumento dos preços dos hotéis de 5 estrelas pode estar relacionado com a recente abertura de hotéis de luxo neste destino, o que aumentou o preço médio dos alojamentos neste país. No entanto, os hotéis gregos de 3 e 4 estrelas mantiveram um aumento de 31% e 82% em comparação com 2019.

Na Alemanha, há diferentes aumentos de preços entre categorias, de 12% em hotéis de 3 estrelas, 18% em hotéis de 4 estrelas e 25% em hotéis de 5 estrelas, enquanto a sua inflação é inferior em 10,55% em relação aos preços médios praticados no total da totalidade.

Em Itália e no Reino Unido, o aumento de preços mais significativo ocorre na categoria de 3 estrelas, enquanto que na Grécia, França, Espanha e Alemanha, a categoria que regista o maior aumento é a de 5 estrelas.

Em Itália, os hotéis de 3, 4 e 5 estrelas aumentaram os seus preços em 27%, 7% e 4%, sendo a sua taxa de inflação de 9,12%. O aumento mais significativo nos preços dos hotéis italianos observa-se na categoria de 3 estrelas.

No Reino Unido, os hotéis que aumentaram de preço são os da categoria de 3 estrelas, com um aumento na ordem dos 7%. Os hotéis britânicos de 4 e 5 estrelas, por outro lado, baixaram os seus preços em comparação com 2019, com uma diminuição de 1% e 12% respectivamente, enquanto a taxa de inflação é de 12%.

Em França, em comparação com 2019, os preços dos hotéis de 3, 4 e 5 estrelas aumentaram 2%, 5% ou 20%, com uma inflação de 7,83%.

Em Espanha, detecta-se um aumento semelhante ao da França, com os hotéis de 3 estrelas a subirem 4%, os hotéis de 4 estrelas 6% e os hotéis de 5 estrelas 13% em comparação com 2019, com uma inflação na ordem dos 13,55%.

Ainda segundo a Mabrian: "A partir desta análise pode entender-se que as comparações anuais de preços podem ser enganadoras num contexto de instabilidade como o que se verifica actualmente, uma vez que na Europa, não estamos habituados a lidar com este nível de taxas de inflação. Neste momento, é importante que o sector do turismo se concentre em métricas de rentabilidade como RevPar (*) e GOPPAR (**), em vez de preço e ocupação. O ADR (***) é altamente enviesado pela evolução da inflação e por outros factores macroeconómicos, tais como as taxas de câmbio".

 

(*) REVPAR O indicador é obtido tendo em conta os custos totais do hotel divididos pelo número total de quartos, o resultado é multiplicado pelo número de noites disponíveis

(**) GOPPAR tem em conta todas as receitas e custos relacionados com a actividade comercial (comissões, taxas de marketing, etc.) mas não inclui salários, despesas de aluguer e outros custos fixos.

(***) ADR é utilizado para calcular a receita média por quarto ocupado num determinado momento

 

Fonte: Mabrian 9 Agosto de 2022

10 Agosto 2022