Em Fevereiro a tendência negativa da procura de transporte aéreo manteve-se

Em Fevereiro a tendência negativa da procura de transporte aéreo manteve-se

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que o tráfego de passageiros diminuiu em Fevereiro de 2021, tanto em comparação com os níveis pré-COVID (Fevereiro de 2019) como em comparação com o mês imediatamente anterior (Janeiro de 2020).

Como as comparações entre os resultados mensais de 2021 e 2020 podem estar destorcidos devido ao impacto extraordinário da COVID-19, salvo indicação em contrário, todas as comparações devem ser efectuadas com Fevereiro de 2019, que constitui um padrão de procura normal.

A procura total de viagens aéreas em Fevereiro de 2021 (rendimento por passageiro por KM transportado ou RPK) diminuiu 74,7% em relação a Fevereiro de 2019. Os resultados foram piores do que o declínio de 72,2% registado em Janeiro de 2021, em comparação com os dois anos anteriores.

A procura internacional de passageiros em Fevereiro foi 88,7% inferior a Fevereiro de 2019, uma nova queda em relação ao declínio anual de 85,7% registado em Janeiro, constituindo o pior resultado de crescimento desde Julho de 2020. O desempenho em todas as regiões piorou em comparação com Janeiro de 2021.

A procura interna total diminuiu 51,0% em relação aos níveis pré-crise (Fevereiro de 2019). Em Janeiro, diminuiu 47,8% em relação ao período de 2019. Isto deveu-se em grande parte à debilidade das viagens na China, motivada por pedidos do governo para que os cidadãos permanecessem em casa durante o período de viagens do Ano Novo Lunar.

"Fevereiro não mostrou qualquer indicação de uma recuperação da procura de viagens aéreas internacionais. De facto, a maioria dos indicadores mostram uma tendência de decréscimo à medida que as restrições de viagem se foram tornando mais rigorosas face às contínuas preocupações sobre as novas variantes do coronavírus. Uma excepção importante foi o mercado doméstico australiano. Um abrandamento das restrições aos voos domésticos resultou na realização de mais viagens. As pessoas não perderam o seu desejo de viajar. Vão voar, desde que o possam fazer sem enfrentar medidas de quarentena", disse Willie Walsh, Director-Geral da IATA.

09 Abril 2021