A Economia Global pode perder mais de 4 triliões de dólares devido ao impacto da Covid-19 no Turismo

A Economia Global pode perder mais de 4 triliões de dólares devido ao impacto da Covid-19 no Turismo

As perdas económicas têm vindo a aumentar nos países em desenvolvimento devido à ausência de vacinação contra a Covid-19. 

De acordo com um relatório da UNCTAD publicado a 30 de junho, a queda no Turismo internacional devido à pandemia pode causar uma perda de mais de 4 triliões de dólares no PIB global respectivo a 2020 e 2021. A perda estimada foi causada pelo impacto directo da pandemia no turismo e o seu efeito noutros sectores intimamente ligados.

O relatório, apresentado em conjunto com a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), afirma que o Turismo internacional e sectores inerentes sofreram uma perda estimada de 2,4 triliões de dólares em 2020 devido aos impactos directos e indirectos de uma queda acentuada nas chegadas de turistas internacionais.

Uma perda semelhante pode ocorrer no presente ano, alerta o relatório, observando que a recuperação do sector do Turismo dependerá em grande parte da adopção de vacinas Covid-19 em todo o mundo.

Segundo a Secretária-Geral da UNCTAD, Isabelle Durant, “O mundo preciso de um esforço global de vacinação que proteja os trabalhadores, mitigue os efeitos sociais adversos e tome decisões estratégicas em relação ao Turismo, levando em consideração as possíveis mudanças estruturais”.

O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, acrescenta: “O Turismo é uma tábua de salvação para milhões, e promover a vacinação para proteger as comunidades e apoiar o reinício seguro do Turismo é fundamental para a recuperação de empregos e geração de recursos muito necessários, especialmente nos países em desenvolvimento, muitos dos quais são altamente dependentes do turismo internacional”.

 

Para mais informações, clique aqui.

30 Junho 2021