Easyjet e Turkish Airlines cancelaram a maioria dos voos na Europa

Easyjet e Turkish Airlines cancelaram a maioria dos voos na Europa

No auge da estação do Verão, a situação nos aeroportos é complexa e muitos voos foram cancelados. A plataforma de informações de viagem, Mabrian, analisou os dados relativos aos horários das principais companhias aéreas europeias ao longo das últimas semanas. O seu objectivo é avaliar o impacto dos desafios operacionais enfrentados por muitas delas.

A organização comparou quantos voos estavam programados a 14 de Junho, para operar entre 1 e 15 de Julho, em comparação com os voos programados para o mesmo período a partir de 28 de Junho. Os resultados mostram que a Easyjet e a Turkish Airlines têm sido as mais afectadas. A primeira, devido ao número total de voos cancelados na Europa: 1.394. A segunda, porque tem o maior número de cancelamentos (%) relativamente ao seu número total de voos, representando quase 7%.
 

Os especialistas salientam que é muito invulgar ver as companhias aéreas cancelarem voos regulares com tão pouca antecedência. Especialmente quando isto ocorre, literalmente, semanas antes da descolagem, mesmo no auge da época alta do Verão. Basta observar os dez principais tipos de cancelamentos com base nestes dados para se perceber que mais de 2.000 voos na Europa foram cancelados, só durante o período entre 1 e 15 de Julho.

Os peritos nunca tinham assistido a nada parecido antes. Acredita-se que a crise é apenas um reflexo das dificuldades de trabalho que as companhias aéreas e os aeroportos estão a ter neste momento. Os aeroportos e os operadores aéreos com dificuldades para regressar aos níveis de desempenho de 2019.

Na verdade, é importante manter alguma perspectiva sobre esta situação global, porque quando olhamos para os números globais em termos de percentagem da capacidade aérea de uma companhia aérea, o que vemos é que em muitos casos os cancelamentos em termos relativos são muito baixos.

A taxa de cancelamento mais baixa das 10 principais companhias que anularam voos é a Air Europa, com menos de 0,5% dos voos cancelados.

 

Fonte: Mabrian Jul 2022

27 Julho 2022