Dimensão do mercado das viagens de lazer deverá atingir 1.737,3 mil milhões de dólares até 2027

Dimensão do mercado das viagens de lazer deverá atingir 1.737,3 mil milhões de dólares até 2027

De acordo com um novo relatório publicado pela Allied Market Research, intitulado "Leisure Travel Market by Traveler Type, Sales Channel, By Age Group and By Expenditure Type": Análise de Oportunidades e Previsões do Sector, 2021-2027," O tamanho do mercado global de viagens de lazer foi avaliado em $1,006.5 mil milhões em 2019, e está previsto que atinja $1,737.3 mil milhões em 2027, registando um CAGR (*) de 22.6% entre 2021 e 2027.

As viagens de turismo de lazer para o exterior ganharam um impulso significativo no início do século XXI, em resultado do aumento do rendimento disponível dos consumidores, da expansão da logística e das infra-estruturas, da rigorosa promoção e publicidade do turismo por parte dos governos dos destinos turísticos. O mercado do turismo emissor expandiu-se de forma significativa, como resultado, o número de turistas dos emissores manteve um crescimento robusto ano após ano de 2002 a 2018. O número de turistas estrangeiros a nível global ultrapassou a marca recorde de 1,4 mil milhões em 2018.

Novas tendências surgiram devido ao rápido desenvolvimento do turismo emissor global. As percepções dos cidadãos mudaram, passando da satisfação das necessidades diárias para a melhoria da sua qualidade de vida. Agora, mais do que nunca, as viagens têm uma importância vital no frenético estilo de vida das pessoas. As férias de lazer continuam a ser o tipo de viagem mais preferível, no entanto, o turismo de aventura ganhou uma grande força nos últimos anos.

A evidência do desenvolvimento do mercado das viagens de lazer está a surgir em todas as regiões, quer em desenvolvimento ou desenvolvidas. A implementação de tecnologias digitais, incluindo, mas não se limitando à inteligência artificial, análises Big Data e Internet das Coisas, continuará a ser sinónimo de um rápido desenvolvimento da indústria do turismo. O crescente advento da digitalização continuará a fomentar a mudança de paradigma na indústria das viagens de lazer e turismo, no que diz respeito à forma como os intervenientes envolvidos irão conquistar os clientes conhecedores de tecnologia.

Com base na faixa etária, o segmento da geração X detinha a maior quota em 2018, reunindo quase dois quintos do mercado total. Simultaneamente, o segmento milenar irá registrar o CAGR mais rápido de 6.6% até 2026. O segmento da geração Z também foi analisado no relatório relativo a este mercado.

O Reino Unido encontra-se a viver os efeitos do Brexit, que poderão influenciar e ter ramificações surpreendentes no mercado do turismo emissor. De acordo com a análise da AMR, o Brexit pode causar uma queda de cerca de 5-7% nos viajantes que saem do Reino Unido. A Espanha, a França e a Itália poderão assistir a uma queda significativa de turistas que viajam do Reino Unido, devido a uma taxa de câmbio mais fraca, imposição de tarifas alfandegárias, tarifas aéreas mais elevadas, e prémios de seguro de viagem mais elevados. Uma diminuição no valor da moeda britânica resultará na alteração das preferências dos residentes do Reino Unido por férias domésticas. Um cenário possível poderá resultar num aumento das despesas globais incorridas pelos residentes do Reino Unido com consequências no rendimento disponível para férias dos britânicos. A ausência de acordo sobre alguns aspectos ainda pendentes relativos ao Brexit poderá produzir um efeito em cascata na economia do Reino Unido, o que terá um impacto negativo na indústria do turismo emissor do Reino Unido.

De acordo com a estimativa da Organização Mundial de Turismo (OMT), as chegadas de turistas internacionais globais poderão ter diminuído 58-78% em 2020, dependendo ainda da medição dos efeitos secundários e do impacto real da duração das restrições de viagem, assim como do encerramento das fronteiras.

Estima-se que a indústria de viagens e turismo a nível global tenha sofrido uma perda total de 910 mil milhões de dólares a 1,2 triliões (*) de dólares em receitas de exportação provenientes do turismo em 2020, o que deverá dificultar ainda mais a expansão do mercado. Além disso, de acordo com a OMT, é provável que a pandemia tenha provocado um aumento do desemprego, colocando em risco cerca de 100 a 120 milhões de empregos directos no turismo, impondo algumas restrições ao crescimento futuro do mercado das viagens de lazer.

Principais entidades consultadas na elaboração deste relatório: OMT, Expedia Group, Priceline Group, Carlson Wagonlit Travel, JTB Americas Group, World Travel, Inc., American Express Travel, Travel Leaders Group, TUI Group, Thomas Cook (India) Limited e Cox & Kings Ltd.

 

Fonte: Allied Market Research Press Release “Leisure Travel Market by Traveler Type, Sales Channel, By Age Group and By Expenditure Type: Opportunity Analysis and Industry Forecast, 2021–2027,”

09 Setembro 2022