Dificuldades e mudanças obrigam grandes empresas digitais a reinventar negócios

Dificuldades e mudanças obrigam grandes empresas digitais a reinventar negócios

Em Novembro de 2019, poucos meses antes da pandemia, Expedia, TripAdvisor e Booking.com apresentaram o seus resultados trimestrais e já mostravam perdas significativas em bolsa: Expedia caiu 28%, Tripadvisor caiu 22% e Booking.com caiu 8%.

A principal causa identificada estava relacionada com os custos, que tinham disparado por causa da Google. A Google, possibilita a todos os hotéis e agências de viagens ao redor do mundo, a título gratuito, apresentar links de reservas no Google Travel.

Recorde-se que a empresa Tripadvisor nasceu como uma rede social focada nos comentários e avaliações de clientes dos hotéis e depois evoluiu para um mecanismo de busca na internet, tendo-se separado da Expedia em Dezembro de 2011, quando começou a operar como empresa independente.

Recorde-se também que o mundo dos mecanismos de busca na internet tornou-se muito restrito na última década, depois da Booking ter comprado o mecanismo de busca Kayak em 2012 e a Expedia ter efectuado a aquisição do mecanismo de busca Trivago em 2013. A questão fundamental é que o TripAdvisor ainda é gratuito, enquanto os outros dois grandes mecanismos de busca (Kayak e Trivago) pertencem a duas OTA (Online Travel Agencies) gigantes, permitindo que retirem benefícios de maiores economias de escala, sinergias e recursos.

Nesse mercado hipercompetitivo, o TripAdvisor está a dar uma série de passos para reinventar o seu modelo de negócios, tradicionalmente financiado pela publicidade e ameaçado não apenas pelas OTA, mas também por um gigante tecnológico: a Google.

Assim, no início deste mês de Março, o Tripadvisor anunciou o lançamento do seu novo programa de assinaturas Tripadvisor Plus, onde os hotéis aderentes passam a usar um selo especial e aumentam a sua visibilidade na plataforma, o que se mostra uma alternativa ao modelo tradicional de distribuição online. A adesão a este programa é gratuita para hotéis, sem custos de assinatura e sem taxas de comissão; mas não para os viajantes, que devem pagar uma taxa anual de $ 99 (83 euros) para ter acesso a descontos especiais, atendimento personalizado, benefícios e vantagens como detalhes especiais nos quartos, upgrades se estiverem disponíveis e convites para os spa ou outros serviços.

 

25 Março 2021