Destinos turísticos europeus com melhor relação custo-benefício

Destinos turísticos europeus com melhor relação custo-benefício

A empresa Mabrian, uma das principais empresas de inteligência turística, partilhou um novo estudo sobre as melhores cidades europeias, com base na relação qualidade/preço que ofereceram durante o mês de Junho deste ano.

Para este novo estudo foram analisados dados relativos a ligações aéreas, averiguando o número de lugares em voos regulares e o número de cidades e países com os quais o destino tem uma ligação directa.

O preço médio dos hotéis, e o nível de satisfação dos visitantes, também foram tidos em conta. Esta análise da satisfação do visitante faz parte dos índices da empresa que medem o nível de satisfação e a percepção que os visitantes têm dos destinos em geral, e das áreas mais relevantes como a segurança, clima, alojamento e a oferta de produtos turísticos.

Conclusões:

> O destino que ofereceu a melhor relação custo-benefício durante o mês de Junho foi Zagreb, localizado no noroeste da Croácia. Apesar de estar entre os últimos em termos de ligações aéreas, tem um nível de satisfação muito elevado na maioria das áreas analisadas. Ao mesmo tempo, oferece um preço de alojamento muito competitivo em comparação com os outros destinos observados.

> Em segundo lugar ficou Atenas, que tem melhores ligações aéreas do que Zagreb, mas com um preço médio ligeiramente superior e níveis de satisfação mais baixos do que Zagreb.

> Liubliana, a capital da Eslovénia, é um dos destinos analisados com os preços de hotel mais competitivos, e elevados níveis de satisfação. No entanto, permanece na terceira posição porque dispõe de ligações aéreas limitadas.

> Dubrovnik, também na Croácia, é o destino com os mais altos níveis de satisfação entre os destinos analisados. Contudo, o preço médio dos hotéis é elevado e as suas ligações aéreas são limitadas, o que o coloca na nona posição.

Londres e Paris, apesar de terem melhores ligações, são penalizadas por um preço médio de hotel muito elevado entre os destinos analisados. Além disso, as duas capitais revelaram níveis de satisfação mais baixos. Os visitantes estão particularmente insatisfeitos com o serviço hoteleiro em Londres e com a oferta de produtos turísticos em Paris.

Outras grandes cidades turísticas como Berlim, Barcelona e Amesterdão encontram-se no fundo da lista pelos seus elevados preços hoteleiros e pelo nível de satisfação, que permanece baixo. Este último indicador pode ser devido à saturação turística que têm observada desde o início do Verão e, também, devido aos atrasos e cancelamentos de voos que têm vindo a ocorrer ultimamente.

Finalmente, ordenando as melhores cidades turísticas para a qualidade e preço em Junho são: Zagreb (Croácia), Atenas (Grécia), Liubliana (Eslovénia), Roma (Itália), Viena (Áustria), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Dubrovnik (Croácia), Berlim (Alemanha), Amesterdão (Holanda), Paris (França), Barcelona (Espanha) e Londres (Reino Unido).

Através da análise de índices, o índice de percepção de segurança (PSI) analisado pela Mabrian é liderado por Dubrovnik e Lisboa, seguido por Milão e Madrid. No final deste índice estão Berlim, Barcelona e Viena. O índice de percepção do clima (PCI), que permite conhecer a relação entre as expectativas dos visitantes e a realidade do clima no destino, é também liderado por Dubrovnik, seguido por Roma e Milão; enquanto no outro extremo os três últimos são Amesterdão, Paris e Viena. De acordo com o índice de satisfação dos hotéis (HSI), as melhores pontuações são para as cidades de Zagreb, Dubrovnik e Liubliana, enquanto Londres, Berlim e Amesterdão ocupam os últimos lugares do ranking. Relativamente à percepção do produto turístico disponível, Dubrovnik, Liubliana e Atenas estão no topo do ranking, e nos últimos lugares estão Paris, Madrid e Barcelona.

Aceda ao relatório em: https://mabrian.com/blog/best-value-money-destinations/

26 Julho 2022