Dados revelam os destinos turísticos mais afectados pela pandemia em 2020

Dados revelam os destinos turísticos mais afectados pela pandemia em 2020

Vídeos recentes, promovidos por destinos turísticos, estão a mostrar mensagens de SOS e HELP escritos nas areias destes locais, que estão em dificuldades em todo o mundo, e os dados revelam bem quais os 10 principais destinos que precisam de ajuda para uma retoma o mais breve possível.

Num estudo produzido referente a reservas confirmadas em voos realizados, disponibilizado pela Next Vacay, são revelados os destinos que mais precisam de ajuda. À medida que se consegue realizar viagens, é importante ter uma noção do efeito devastador que a pandemia tem tido em muitos destinos turísticos.

Todos os países do mundo foram atingidos pela COVID-19, e esta pandemia teve um efeito devastador na indústria do turismo, na economia local e no emprego. Destinos turísticos em todo o mundo foram forçados a fechar as lojas à medida que as proibições de viagem e os confinamentos foram decretados, o que levou à queda do número de visitantes.

Mas agora que o mundo se está a abrir lentamente, o que podemos fazer para reanimar estas comunidades?

Macau lidera a tabela dos destinos turísticos que mais sofreu com a pandemia, ao perder 2,79 milhões de visitantes mensais, quando em 2019 recebia 3,28 milhões de turistas mensalmente, procurando explorar a sua vibrante vida nocturna e cultura. Porém, com 72% das receitas da comunidade local geradas pelo turismo, os habitantes locais sofreram um duro golpe nos seus rendimentos quando a COVID-19 interrompeu as viagens internacionais. O número mensal de visitantes caiu para uma média mensal de 491.419, tornando Macau o destino turístico mais afectado do planeta.

Chipre situou-se em segundo lugar, com a procura média de "férias em Chipre" a diminuir 45% ao longo de 12 meses. O conhecido destino turístico europeu, o número de visitantes caiu 84,12% entre 2019 e 2020. Isto levou a um défice no número de visitantes de 278.764 pessoas em 2020.

A economia da Tailândia perdeu 13,5 mil milhões de dólares após o número de visitantes mensais ter diminuído drasticamente em 2,755 milhões, aparecendo em 4º lugar na lista dos destinos de maior impacto, mas foi o mais atingido financeiramente, perdendo cerca de 21% do seu PIB. Normalmente é um destino paradisíaco e muito movimentado, mas após o impacto da pandemia os habitantes locais viram o número de visitantes cair drasticamente de 3,3 milhões de turistas por mês, para pouco mais de meio milhão.

198 mil pessoas perderam os seus empregos em Porto Rico

O estudo concluiu que Porto Rico registou a maior queda nas taxas de emprego - 19,8% - entre 2019/2020, apesar de ter registado um aumento de 4,3% nos visitantes durante o mesmo período. Embora as viagens nas Caraíbas tenham aumentado em 2020, com o aumento do número de visitantes e de reservas, o aparecimento da variante Delta, mais recentemente, causou graves preocupações quanto a desenvolvimentos futuros.

Os Barbados viram o número de visitantes cair 55,5% quando foi atingida pela pandemia, não sendo surpreendente que estejam na segunda posição em termos de diminuição do emprego, com uma perda de 10,85%. Este valor equivale a 13.550 postos de trabalho, um número assombroso considerando a população da ilha, que se situa em cerca de 287.000 pessoas.

Como apoiar a economia local quando se está de férias

Para ajudar a indústria turística destes países que foram afectados pela COVID, recomendamos aos visitantes que façam um esforço consciente para apoiar a economia local. Aqui estão algumas sugestões para ajudar a apoiar estas comunidades quando se está de férias:

  • Criar uma experiência mais autêntica e permanecer nos hotéis locais;
  • Quando visitar atracções, use um guia turístico local. Não só estará a apoiar a economia local, mas também estará a acrescentar uma nova experiência à sua viagem;
  • Compre lembranças a vendedores de rua e empresas locais;
  • Coma como os habitantes locais. Há muitos restaurantes independentes geridos por locais onde pode experimentar a cultura através da sua gastronomia tradicional;
  • Deixe boas críticas online sobre lugares que tenha apreciado para ajudar a trazer novos clientes.

30 Setembro 2021