CTP decepcionada com orgânica do novo Governo em relação ao Turismo

CTP decepcionada com orgânica do novo Governo em relação ao Turismo

É com profunda surpresa e igual decepção que a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) olha para a orgânica do novo Governo, anunciada ontem pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

Dada a importância estratégica do Turismo para a economia do País, a CTP sempre defendeu a existência de um Ministério do Turismo (que acumulasse com as infraestruturas aeroportuárias/aviação comercial). Contudo, tal nunca se veio a verificar.

Ainda assim, nas últimas duas legislaturas, o Turismo mereceu uma secretaria de Estado específica na orgânica do Governo, o que se revelou importante para o desenvolvimento do Turismo como motor económico.

É por isso com desagrado que a CTP se depara agora com uma legislatura em que o Turismo diminui a sua importância na orgânica do Governo, já que perde exclusividade em termos de secretaria de Estado.

A CTP, independentemente de conhecer oficialmente o nome do(a) responsável pela tutela do Turismo, continuará a defender o reforço do reconhecimento do Turismo na esfera do Estado uma vez que é uma das actividades mais dinâmicas e competitivas da nossa economia, com potencial para ajudar ao crescimento da economia de que o País se encontra carenciado.

24 Março 2022