Constrangimentos Operacionais Aeroportuários na Retoma do Turismo

Constrangimentos Operacionais Aeroportuários na Retoma do Turismo

Os principais aeroportos europeus estão a sentir problemas devido ao aumento de viajantes.


Reino Unido

Os viajantes no Reino Unido podem esperar longas esperas e alterações de última hora nos seus planos. Numa entrevista com a Sky News, um representante do governo britânico, o Secretário de Estado Stephen Parkinson, culpou as companhias pelo caos de viagens do período actual, no qual se formaram filas em vários aeroportos do Reino Unido e muitas viagens foram canceladas. "Dissemos à indústria que precisam de se preparar para isto e contratar pessoas suficientes para que as pessoas possam viajar e gozar as suas férias", disse Parkinson. As empresas deveriam ter contratado mais empregados.

A empresa de viagens Tui está a cancelar quase 200 voos no aeroporto de Manchester até ao final de Junho. A companhia aérea low-cost Easyjet também cancelou mais de 200 voos no período que termina a 6 de Junho. Os passageiros também tiveram de esperar muito tempo em vários aeroportos, tais como Bristol ou os aeroportos londrinos de Gatwick e Heathrow.

De acordo com os peritos, muitos dos atrasos ou cancelamentos de voos de última hora são na realidade devidos à falta de pessoal. Várias empresas - o aeroporto de Manchester, por exemplo - contrataram centenas de novos funcionários após o pico da pandemia, mas algumas delas ainda têm de se submeter a formação e verificações de segurança e, por conseguinte, ainda não estão operacionais. Um representante do sindicato da GMB disse à BBC que actualmente é quase impossível encontrar pessoal no sector. Referiu ainda que muitos tinham migrado para outras áreas no decurso da pandemia.

 
Países Baixos

KLM suspende a venda de bilhetes devido ao caos no aeroporto de Amesterdão. A falta de pessoal de segurança em Schiphol está a fazer com que os passageiros percam os voos, Nas últimas semanas, as instalações estão a lidar com longas filas de espera que muitas vezes extravasaram para a rua, forçando os passageiros a esperar horas para passar pelos pontos de controlo e, em muitos casos, fazendo-os perder os seus voos. A estes problemas juntam-se agora as ameaças do pessoal de tomar medidas sobre as condições de trabalho.

 

Espanha

O encerramento dos canais automáticos de verificação de passaportes provocou longas filas e multidões nos postos de controlo de passaportes entre 10 e 12 desta manhã, que é uma das três horas de partida dos voos transatlânticos da Península Ibérica; de acordo com a EFE. Os porta-vozes das companhias aéreas informaram que dez minutos antes da hora programada de partida do voo para a capital argentina, ainda restavam 100 passageiros para embarcar. A Ibéria queixou-se na segunda-feira de que a situação caótica gerada mais uma vez na área de controlo de passaportes do Terminal 4 do Aeroporto de Madrid-Barajas provocou atrasos nas partidas dos seus voos para Buenos Aires, Chicago e Miami, o que levou a atrasos de 15 a 25 minutos, à espera de passageiros que ficaram retidos nos postos de controlo de passaportes. A companhia aérea Ibéria criticou esta situação em Espanha, porque o país depende do turismo e onde 80% dos seus visitantes chegam de avião.

09 Junho 2022