Companhias aéreas atraem clientes com ideias inovadoras

Companhias aéreas atraem clientes com ideias inovadoras

O voo é provavelmente a parte mais desconfortável de uma viagem, mas é o substituto possível para termos a sensação de liberdade de podermos ir onde queremos. Este desejo de voar foi reconhecido por algumas companhias aéreas, cujas actividades quase estagnaram em muitas partes do mundo. Também elas precisavam desesperadamente de vendas, de algum tipo de receitas. Muitas mantiveram activo um núcleo de empregados em operações de voo e de bordo.

Segundo as transportadoras aéreas, existe uma grande procura ansiosamente à espera de ofertas, que se tornou evidente, após alguns meses, especialmente na Ásia e Austrália. Começaram a aparecer ofertas de voos de ida e volta com e sem tema e todo o tipo de ofertas em terra para satisfazer o desejo dos clientes de voar.

As companhias aéreas asiáticas, em particular, dificilmente poderiam escapar à procura - quando a ANA do Japão, por exemplo, ofereceu um voo de ida e volta com o tema "Havaí a 90 minutos” – para onde normalmente voam milhares os turistas japoneses - havia mais de 50.000 interessados online para os 330 lugares.

Este tipo de ofertas também está em expansão na Austrália com Qantas, tal como em Taiwan. Foi também daqui que surgiram as primeiras ideias invulgares para os chamados "voos para o a terra do nunca", ida e volta do “Dia dos Pais”, com um Airbus A330 no formato "Hello Kitty", e mais tarde um voo de encontros sob o lema "O Amor Está no Ar". Neste último exemplo, cada voo de três horas tinha a bordo cerca de 20 homens e 20 mulheres solteiros (homens entre 28 e 38 anos, mulheres entre 24 e 35 anos), todos eles com pelo menos um diploma universitário. A cada um dos participantes foi atribuído um "companheiro de assento" do sexo oposto. Por pouco menos de 300 euros e uma refeição gourmet a bordo para muitos solteiros taiwaneses, esta foi uma oferta tentadora e uma bem-vinda mudança de ritmo na pandemia.

Cantando num Voo sobre Sítios Sagrados na Tailândia

Tigerair Taiwan experimentou a chamada "no-landing travel" e o tema coreano, mostrava aos passageiros a popular ilha de férias sul-coreana de Jeju a partir do ar, servindo comida coreana por comissários de bordo com trajes nacionais e até ensinando algumas palavras do dialecto local.

A Thai Airways tinha em mente um grupo alvo completamente diferente com a sua oferta de um voo de peregrinação budista. O voo de três horas de ida e volta levou passageiros de Banguecoque a 99 locais sagrados budistas em 31 províncias da Tailândia, e todos os participantes receberam um livro de orações e amuletos religiosos especialmente criados para o voo. Sob a orientação do "célebre cartomante e especialista em história religiosa Dr. Khata Chinbunchon", os passageiros deveriam passar o tempo a escutar mantras budistas enquanto sobrevoavam os lugares sagrados. Para esse efeito, o chefe de vendas da Thai Airways anunciou que "os passageiros a bordo receberiam energia positiva do cântico". As tarifas para estes voos são de 200 euros em classe económica e 300 euros em classe executiva.

"Voos Misteriosos" da Qantas na Austrália.

A oferta desta companhia apresentou temas diversificados e quase sempre esgotaram em pouco tempo: voo de sete horas que incluía a popular estância balnear de Byron Bay, depois para a Grande Barreira de Coral e, o ponto alto, a rocha vermelha Uluru no meio do outback do quinto continente, que foi completamente isolada do resto do mundo como nenhuma outra região na Terra desde o surto da pandemia. Depois, a Qantas prosseguiu com ofertas de voo invulgares de/para a Austrália, reserváveis apenas para clientes australianos: viagens de 14 horas de ida e volta sobre a Antárctida e, pela primeira vez, missões de voo de dez horas a regiões subantárticas na escuridão, no rasto das cascatas de luz verde da Aurora Polar, o oposto no polo Sul das conhecidas luzes (Auroras Boreais) do Pólo Norte. Depois, em Maio de 2021, Qantas lançou a "super lua numa viagem de ida e volta", tendo esgotado uma centena de bilhetes para a viagem de três horas em dois minutos e meio. As viagens para almoços de marisco nas Ilhas Whitsunday, vendidas como "voos misteriosos" onde o destino não era conhecido de antemão, também tiveram grande sucesso, mostrando resultados bem acima das expectativas iniciais.

Singapura Airlines transformou os seus aviões em restaurantes

Esta companhia aérea não ofereceu voos especiais, mas sim a utilização em terra dos seus aviões como restaurantes aos fins de semana. "RestaurantA380@Changi" era o nome da oferta, a preços que variavam entre cerca de 32 euros em Classe Económica e 400 euros (cardápio completo). Os interessados podiam usufruir de um serviço em terra, com um menu completo e entretenimento a bordo. Também aqui, todas as datas foram esgotadas em meia hora em cada fim de semana.

Voo sobre Chernobil na Ucrânia

Provavelmente a única oferta de voo especial durante a pandemia na Europa foi realizada na Ucrânia: uma viagem para assinalar o 35º aniversário do desastre nuclear de Chernobil teve início no Aeroporto de Kiev-Borispol a 25 de Abril de 2021. Para tal, a Ukraine International Airlines ofereceu um voo panorâmico a baixa altitude sobre o reactor da catástrofe, escondido debaixo de um enorme sarcófago de aço.

16 Novembro 2021