Como a pandemia mudou o comportamento de viagem dos germânicos

Como a pandemia mudou o comportamento de viagem dos germânicos

Após meses de restrições, os alemães anseiam por uma vida diária cada vez mais "normal", e este é o caso tanto das actividades do dia-a-dia como das férias.

Durante o Verão, muitos irão finalmente e de novo de férias, mas como é que o comportamento em relação às viagens mudou exactamente em resultado da pandemia de Covid-19? A plataforma de viagens alemã Urlaubspiraten perguntou a mais de 1.000 utilizadores se e como a sua visão sobre as férias tinha mudado nos últimos meses.

Comportamento de viagem alterado

A segurança e a flexibilidade foram o aspecto mais importante. De destacar que 37% dos inquiridos decidiram explorar novos destinos de férias na Alemanha durante os meses de restrições. Cerca de um quarto (25%) decidiu tirar férias na sua própria pátria simplesmente por causa da situação incerta que reina com mudanças bruscas e repentinas nos diversos destinos tradicionais. No entanto, 79% disse que a pandemia os fez perceber o quanto gostam de viajar para outros países.

Sustentabilidade em Viagens

Com a flexibilização das restrições, metade (50%) dos inquiridos estão agora ansiosos por poder viajar novamente “tal como antes". Muitos turistas reflectiram sobre o seu comportamento durante as férias: um quarto (25%) dos inquiridos decidiu que quer viajar de forma mais responsável e sustentável no futuro. Destes, somente 16% afirmaram ter prestado atenção à necessidade de um estilo de viagem sustentável antes da pandemia. Este facto confirma uma tendência global destacada pelo Booking. De acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis da empresa referente a este ano, 46% dos inquiridos querem viajar de forma mais sustentável no futuro.

Um facto de referência importante: o número de pessoas ansiosas por permanecer em instalações de alojamento sustentável aumentou para 81% em apenas cinco anos (em 2016 eram 62%).

Uma Nova Tendência para (Quase) Todos

A nova tendência diz respeito à ideia de combinar trabalho com uma viagem privada para que, por exemplo, possa permanecer no seu destino de férias por muito mais tempo. Há alguns anos atrás, havia raros casos dos denominados nómadas digitais, que eram capazes de trabalhar de forma completamente livre a partir de qualquer parte do mundo. Porém, hoje em dia as coisas são muito diferentes: 76% dos participantes no inquérito que pretendem aderir a este tipo de trabalho são empregados, enquanto apenas 5% são freelancers ou trabalhadores independentes.

Um total de 40% diz que ter a possibilidade de ter em férias um espaço de trabalho é a forma perfeita de prolongarem as suas férias e conhecerem realmente um novo lugar. 37% poderiam mesmo imaginar a mudança permanente para outro país graças ao trabalho à distância. No entanto, metade dos inquiridos (50%) mostraram-se cépticos quanto à tendência e prefeririam manter o trabalho e as férias separados para não terem de se preocupar com o trabalho durante as férias.

As viagens de negócios estão a tornar-se menos relevantes

Finalmente, o comportamento de viagem também mudou no contexto das viagens de negócios. 41% pensam que alguns tópicos só podem ser bem esclarecidos em reuniões presenciais. Cerca de 20% entende que o Turismo de negócios continuará a ser relevante no futuro. 17% dos inquiridos, por outro lado, aperceberam-se que as recentes mudanças na vida quotidiana nas empresas mostraram que a maioria das viagens de negócios poderiam igualmente ser facilmente substituídas por videochamadas. 23% vêem mesmo as videochamadas como o futuro da vida quotidiana das empresas.

28 Junho 2021