Britânicos com reservas para Julho e Agosto estão a transferi-las para 2022

Britânicos com reservas para Julho e Agosto estão a transferi-las para 2022

A revisão do semáforo de viagens internacionais feita na semana passada pelo Ministério dos Transportes britânico causou "um desastre" no dia-a-dia das agências de viagens, conforme noticiado pela imprensa britânica do sector.

Instalou-se a desconfiança nos turistas gerada pela mudança repentina para âmbar (amarelo) dos países que estavam na situação verde, como aconteceu com Portugal. Os turistas que fizeram reservas para Julho e Agosto estão a mudar as suas reservas para o Verão de 2022 e as organizações do sector britânico questionam-se se o Verão de 2021 não será pior do que o de 2020.

Estima-se que não haverá novidades no semáforo a médio prazo

Aliás, nesta terça-feira o ministro do Meio Ambiente do governo britânico, George Eustice, aconselhou a população a não sair de férias e passá-las em casa, porque viajar para o exterior traz riscos e até países verdes são inseguros, lembrou, dando o exemplo de Portugal. Por sua vez, o ministro da Saúde avisou que "a médio prazo" a lista dos países em verde não será ampliada, pelo que se espera mudanças para "mais tarde". Algumas agências, como a Cartwright, previram que iria haver mudanças em relação a Portugal e não aceitaram reservas para a Madeira até ao próximo mês de Setembro.

A próxima verificação de semáforo ocorrerá no dia 24 de Junho, embora outras fontes já estejam a referir como data provável 28 de Junho. O sector britânico das viagens e turismo definiu 23 de Junho, como dia de protesto nacional,  antes da próxima revisão do semáforo, envolvendo sindicatos e associações profissionais de modo a serem ouvidos pelo governo e Parlamento britânico como forma de pressionar Downing Street na recuperação de viagens internacionais seguras ainda este Verão, embora algumas fontes agora digam que a revisão ocorrerá em 28 de Junho e não em 24 de Junho. Pedem decisões favoráveis às viagens internacionais e também um pacote de medidas de ajuda financeira ao sector, porque temem passar mais um Verão com graves prejuízos.

As grandes organizações do sector, ABTA, Airlines UK, Association of Airport Operators, BAR UK, UKinbound receptive association e vários grandes grupos de agências, como Business Travel Association, Advantage Travel Parnertship, TTNG e 11 outras empresas, assumem que "as próximas semanas serão críticas para a indústria de viagens".

09 Junho 2021