Brevemente teremos visualizações completas de atracções turísticas antes das futuras visitas

Brevemente teremos visualizações completas de atracções turísticas antes das futuras visitas

A Google apresentou uma série de novas funcionalidades de pesquisa no Google Maps, com o objectivo de melhorar a experiência do utilizador, que poderá tornar os sites de reservas de viagens, de actividades e dos operadores turísticos ainda mais dependentes deste motor de pesquisa, quando se trata das atracções turísticas mais procuradas. Os organizadores e programadores de eventos também podem encontrar vantagens em algumas das novas funcionalidades de pesquisa.

No seu evento Search On 22, a Google introduziu uma funcionalidade no Google Maps para Android e iOS que mostra 250 vídeos aéreos numa versão "fotorealista" de marcos icónicos, como por exemplo o Empire State Building, o Louvre, a Torre de Tóquio, a Acrópole e o Coliseu de Roma.

Agora já se pode ver um vídeo aéreo de 30 segundos do Coliseu Roma - vazio de pessoas - circulando à volta do monumento na aplicação Google Maps. Os utilizadores do Google Maps podem adicionar fotos, obter direcções, telefonar para o site, guardar a atracção, para quando planearem uma viagem, partilhá-la, ou obter informações sobre reservas de bilhetes no site do monumento ou em outro tipo de fornecedores de acessos.

As opções de reserva incluem o site oficial e quase duas dúzias de outros fornecedores, tais como Thrillophilia, Headout e GetYourGuide.

Como já ocorre no caso da sua nova funcionalidade sobre a ferrovia europeia disponível no Google Search, também irão ser disponibilizados alugueres de férias no portal Google Travel, A Google não irá cobrar a estes fornecedores ou operadores pelos cliques efectuados pelo link de reservas, embora a Google não afaste a possibilidade de obter receitas caso uma empresa decida comprar um anúncio.

Vistas antecipadas dos locais de interesse

Mas outra nova funcionalidade a ser lançada nos próximos meses pode ser ainda mais apelativa para os viajantes e para qualquer operador turístico que tenha interesse em mostrar antecipadamente atracções turísticas aos seus clientes. Assumindo que as vistas antecipadas provem ser de boa qualidade de imagem, os operadores turísticos e demais organizações do turismo jamais poderiam esperar ter os recursos necessários para desenvolver sozinhos esta sofisticada tecnologia. No entanto, é importante notar que, nesta primeira fase, a Google está a concentrar estes vídeos aéreos e tecnologias previsionais sobre as atracções principais, exactamente aquelas que por vezes têm sido objecto de preocupações devido ao excesso de visitantes. Numa outra perspectiva, a prazo, o efeito poderá mostrar-se adverso ao fornecer aos potenciais visitantes uma nova motivação extra para visitar atracções já sobrelotadas.

07 Outubro 2022