Aviação Pede Urgência nos Certificados Verdes Digitais

Aviação Pede Urgência nos Certificados Verdes Digitais

Os seis principais empregadores industriais do sector aéreo europeu - A4E (Airlines for Europe), ACI Europe (Conselho Internacional de Aeroportos da Europa), ASD (Associação das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa da Europa), CANSO , ERA (European Regions Airline Association) e IATA (International Air Transport Association) exortam os governos da UE a garantir que os Certificados Verdes Digitais estejam operacionais a tempo dos picos de procura de viagens no Verão que em breve se inicia.

Estimam que estes certificados de vacinação venham a permitir a retoma das viagens. A indústria alertou ainda para a necessidade de um plano mais detalhado de estímulo à recuperação económica, e ao mesmo tempo restaurar a liberdade de movimentos, assim que os governos puderem reabrir as suas fronteiras.

Um estudo recente da Comissão Europeia sobre viagens e mobilidade mostra que 54% dos europeus pretendem fazer uma viagem antes do final de Julho de 2021, o que revela uma forte procura potencial por mobilidade. Entre este grupo, 41% desejam viajar para outro país europeu, sublinhando ainda que existem vantagens se for criado um normativo com regras comuns na UE. Razão esta leva a que 89% das pessoas concordem que os governos devem padronizar os testes e certificados de vacinas, tal como refere também uma pesquisa recentemente realizada pela IATA.

Os últimos dados divulgados pela ACI Europe mostram que o surpreendente marco de mais de 7.500 voos perdidos na rede de transporte da Europa acaba de ser ultrapassado. O tráfego aéreo de passageiros permanece estagnado como consequência directa das restrições actuais. A situação é particularmente aguda na UE / EEE (Espaço Económico Europeu) / Suíça e no Reino Unido, com uma diminuição de -89,3% no volume de passageiros registados em Fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Estes dados revelados, contrastam em geral com o resto do mercado europeu ( ao fazer incluir a Rússia e Turquia), que apontam para uma quebra de apenas 56%.

 

18 Março 2021