Atenção Viajantes para o Reino Unido

Atenção Viajantes para o Reino Unido

O governo britânico está preocupado e quer impedir a entrada das novas variantes do Corona Vírus e endurece medidas de acesso ao país, fazendo incluir 10 anos de prisão a quem esconder o país de origem à chegada.

Desde a obrigatoriedade de efectuar e enviar três exames para confirmar ou excluir um possível contágio, serão acrescentadas novas regras que entrarão em vigor a partir de 15 de Fevereiro. O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock , referiu ontem no Parlamento que, entre elas, estão incluídas diversas sanções. Especificamente, prevê uma coima de 10.000 libras (11.300 euros) para quem não se submeter à primeira das duas provas exigidas no prazo de 10 dias de quarentena, enquanto a penalidade será de 2.000 libras (2.260 euros) caso não faça a segunda prova. Além disso, quem mentir sobre o país de origem pode incorrer numa pena de 10 anos de prisão.

Pretendem com estas medidas evitar a propagação das variantes sul-africanas e brasileiras do vírus - mais infecciosas segundo os cientistas -, a medida obrigará os viajantes a ficar 10 dias em hotéis designados pelo governo, próximos aos aeroportos.

O custo desta quarentena será suportado pelo viajante e ascenderá a 1.750 libras (1.994 euros) por pessoa. Cobrirá hospedagem e transporte para um dos 16 hotéis designados, que em conjunto terão disponíveis 4.600 quartos.

Conforme explicou o ministro, os viajantes não poderão sair de seus quartos durante o período de quarentena e haverá vigilância para garantir que as medidas sejam cumpridas.

Na chegada ao Reino Unido, estes viajantes serão levados por funcionários designados para este efeito para esses hotéis, acrescentou Hankock, que não especificou quanto tempo as medidas vão durar.

Aqueles que se recusarem a ficar nos hotéis designados podem enfrentar uma multa de até 10.000 libras (11.300 euros).

 

 

10 Fevereiro 2021