As estatísticas do turismo que importa reter em 2022

As estatísticas do turismo que importa reter em 2022

A Escola Hoteleira de Lausanne apresentou um estudo destinado a reunir as principais estatísticas do turismo mundial, à medida que este entra num período de recuperação total.

Devido a mudanças nas perspectivas dos consumidores, às suas preferências, e ao rápido avanço da tecnologia (entre outros factores), alguns tipos de turismo registam uma taxa de crescimento mais elevada do que outros. As estatísticas abaixo apresentadas esclarecem as mudanças:

- Cada vez mais pessoas viajam em busca de Bleisure - negócios + lazer. Espera-se que o mercado de Bleisure atinja uma valorização de 497,5 mil milhões de dólares até 2022. As vendas crescerão a uma taxa de 19,5% (segundo o relatório da "Future Market Insights").

- 57% das empresas permitem aos empregados prolongar as viagens de negócios como parte das suas políticas de recursos humanos (ainda de acordo com a Future Market Insights Report).

- O mercado global de saúde e bem-estar atingiu uma avaliação de mercado de 1,5 triliões (*) de dólares e está a crescer a uma taxa de 5-10% por ano. (indica a consultora McKinsey)

As estatísticas globais das viagens e turismo que se apresentam em seguida mostram o estado actual e futuro do sector das viagens e turismo na sua globalidade:

- Em 2019, as viagens comerciais representaram 52,5% das receitas da indústria e, em 2022, prevê-se que representem apenas 43,6%. (Análise para AHLA Associação Americana da Hotelaria e Alojamento).

- As despesas hoteleiras de lazer continuarão a ultrapassar as viagens de negócios (análise dos Laboratórios Kalibri para a AHLA). Os hotéis terão de deixar de estar concentrados principalmente nas necessidades dos hóspedes de negócios para se concentrarem nos viajantes de lazer.

- Um inquérito aos viajantes de negócios em todo o mundo revelou que 89% queriam acrescentar umas férias privadas às suas viagens de negócios nos próximos doze meses (De acordo com a analista de viagens Stephanie Diamond).

O crescimento da indústria de viagens e turismo tem sido influenciado por vários factores, incluindo a facilidade de acesso à informação, o aumento das férias pagas e a rápida urbanização, entre outros. Apesar da recessão, devido à pandemia, o sector está actualmente a evoluir bem e espera-se que melhore ainda mais nos próximos anos, como também indicam as estatísticas seguintes:

- As despesas dos viajantes internacionais nos EUA deverão aumentar 228% em relação a 2021. (Conselho Mundial para as Viagens e Turismo).

- As PME liderarão a recuperação das viagens de negócios até 2022. (Segundo a Business Travel News, CoStar).

- Os 5 destinos de viagem de Primavera em 2022 de crescimento mais rápido foram: Honolulu, e Lahaina no Havai; Paris, Londres, e Roma ( avaliação da Trip Advisor).

Viagens domésticas versus internacionais

A pandemia reduziu o desejo de viajar para o estrangeiro e aumentou o interesse pelo turismo interno, entre outras mudanças. As estatísticas seguintes ajudam a compreender melhor o "novo viajante".

- Os viajantes internacionais representavam 15% do total das despesas de viagem dos EUA em 2019 antes do início da pandemia, mas apenas 6% em 2020. (Conselho Mundial para as Viagens e Turismo).

- Até 2022, espera-se que a procura de voos domésticos atinja 93% dos níveis pré-crise (2019) (dados publicados pela IATA).

- As viagens globais de negócios irão recuperar totalmente até 2024. Prevendo-se um aumento de 14% até 2022, sendo os EUA e a China os países com crescimento mais rápido (30% cada um). (Para a especialista de mercados Leslie Josephs).

Transporte aéreo, de cruzeiro e terrestre

A adopção generalizada da Internet como fonte de informação, a facilidade de mobilidade e uma maior sensibilização para novos destinos levaram a mudanças significativas na forma como os consumidores viajam. As estatísticas seguintes mostram o quanto as viagens mudaram e o que se pode esperar:

- 528.070 voos domésticos operados nos EUA em Janeiro de 2022, contra 375.229 voos operados em Janeiro de 2021. (Gabinete dos Serviços de Transportes deste país).

- O mercado global do turismo ferroviário deverá crescer de $227,21 mil milhões em 2021 para $251 mil milhões em 2022. (Notícias PRN especializada em comunicação global).

- De acordo com alguns peritos, as viagens de um dia para realizar reuniões deixarão de ser populares, uma vez que cada vez mais pessoas preferem associar viagens de lazer de vários dias (estudo da SAP Concur sobre o viajante global de negócios).

Viagens e Turismo Emprego

Como em todos os outros sectores e indústrias, o sector das viagens e turismo registou um aumento do desemprego durante e imediatamente após a pandemia. Hoje, embora algumas mudanças sejam irreversíveis, a situação está a melhorar, como as estatísticas seguintes indicam.

- De acordo com o USA Bureau of Labor Statistics, as taxas de desemprego no sector das viagens e turismo diminuíram de 6,7% em Dezembro de 2021 para 5,9% em Março de 2022. (Gabinete de Estatísticas do Trabalho dos E.U.A.)

- As perdas de emprego no sector das viagens e turismo foram de 19% em Fevereiro de 2020 e de 48% em Abril. Em Janeiro de 2022, a perda de postos de trabalho foi de 10% (Associação dos Agentes de Viagens da América).

- Os candidatos a estas vagas têm expectativas e prioridades diferentes das que tinham antes da pandemia. Esperam modalidades de trabalho flexíveis, formação profissional , diversidade cultural e inclusão. Os hotéis terão de se adaptar para preencher as vagas. (AHLA)

Demografia: Quem irá viajar em 2022?

Diferentes segmentos da população desempenham diferentes papéis na indústria das viagens e turismo. Para afinar as suas estratégias sociais e digitais, é necessário saber que papel cada grupo populacional desempenha na indústria de viagens e turismo. Aqui estão algumas estatísticas que mostram onde deve concentrar as suas estratégias.

- 66% dos Milenares reservam viagens utilizando um smartphone, enquanto 74% utilizam o seu telemóvel para pesquisas relacionadas com viagens (dados da Condor Ferries).

- 74% dos viajantes Milenares permaneceram numa propriedade alugada durante uma viagem de negócios, em comparação com 38% dos viajantes do Geração X e 20% dos Baby Boomers.

- 44 % dos Milenares disseram preferir ficar em alugueres tipo Airbnb enquanto viajam em trabalho (informou a "Hipmunk").

- Os viajantes do Geração X são os mais susceptíveis de comer num restaurante de luxo (18%, comparado com 16% em geral nas restantes gerações) (de acordo com a Expedia).

- Os Boomers planeiam gastar no máximo em viagens nos próximos 12 meses: pelo menos 4.000 dólares (MMGY Global: Travel and Tourism Integrated Marketing Agency).

 

(*) usada terminologia anglo-saxónica

Fonte: Ecole hôtelière de Lausanne (Aug. 2022)

26 Agosto 2022