As atracções turísticas mais perigosas do mundo

As atracções turísticas mais perigosas do mundo

Sabemos que cada vez mais os turistas adoram experiências únicas, mas nesta busca por vezes exageram e ultrapassam os limites de segurança desejável: Subir a um abismo ou descer um vulcão - aventura e adrenalina estão garantidas com estas actividades. Enquanto algumas pessoas querem relaxar na praia durante as suas férias, outras procuram aventura e a suprema experiência de adrenalina. As seguintes atracções turísticas são muito perigosas e devem provocar um batimento cardíaco mais rápido até para os aventureiros mais destemidos.

Estrada da Morte, Bolívia

A "Estrada da Morte" é na verdade chamada Estrada Yungas e percorre cerca de 80 quilómetros desde a cidade boliviana de La Paz até à cidade nordeste Caranavi, nas Yungas. Até 2007, a estrada tinha duas faixas de rodagem: 200 a 300 pessoas morriam aqui todos os anos. Entretanto, o número de acidentes diminuiu drasticamente, uma vez que o trânsito circula predominantemente através de uma estrada asfaltada moderna. A via "antiga" é particularmente popular entre os ciclistas de descida de montanhas (downhill mountain bikers): 10.000 descem esta perigosa descida todos os anos. Desde o início, a 4.640 metros de altitude, são 64 quilómetros de descida ao longo do vale. São necessárias boas capacidades de condução: não há barreiras de protecção e, dependendo do tempo, as condições do caminho são húmidas e lamacentas.

Monte Huashan, China

O Monte Huashan está localizado a cerca de 120 quilómetros de Xian e tem 2.154 metros de altura. Tem nada menos que cinco picos e vários templos taoístas, e é por isso que a montanha é venerada pelos locais. Os seus percursos pedestres são por vezes considerados os mais espectaculares do mundo. Em particular, as rotas do Precipício dos Mil Pés, Fenda dos Cem Pés, Cume do Dragão Negro e Golden Lock Pass a caminho do cume oriental são bastante desafiantes. Quando passares por cima de tábuas e degraus embutidos nas paredes das rochas, poderás estar seguro. A compra de um bilhete é necessária e recomendada apenas para aventureiros sem medo das alturas.

Bungee Jump no Vulcão, Chile

Esta aventura destina-se definitivamente apenas aos que gostam de correr riscos muito elevados: De helicóptero, chega-se a 3000 metros acima da cratera do vulcão activo Villarica no Chile (que expele constantemente lava). Faz-se um salto do helicóptero na modalidade de bungee jump (salto com elástico), que ocorre quando se está a 200 metros acima da cratera. Com o salto o aventureiro fica com a lava quente a 100 metros de distância. Pendurado no helicóptero, regressa depois ao acampamento base. A este propósito, o vulcão entrou em erupção pela última vez em 2015.

Half Dome, Serra Nevada da Califórnia

Half Dome no Parque Nacional Yosemite tem 2.692 metros de altura e impressiona os turistas principalmente devido à sua forma invulgar. Durante os meses de Verão, são instalados cabos de aço para permitir aos caminhantes menos experientes escalarem o Half Dome, quase inexpugnável. A caminhada é considerada uma das mais desafiantes e uma das mais perigosas atracções turísticas do mundo. Mais de 60 pessoas já perderam as suas vidas aqui. Dependendo da rota, tens de percorrer entre 23 a 28 quilómetros e permitir 10 a 12 horas de caminhada. Desde que situações perigosas têm surgido repetidamente, especialmente na última e muito íngreme subida, há já alguns anos que a subida só é possível com uma licença. São permitidos cerca de 300 alpinistas na caminhada por dia. As licenças podem ser adquiridas na Internet mediante um planeamento de longo prazo ou obtidas a curto prazo através de sorteio.

Escadas Haiku, Havai

Na ilha de O'ahu, existe uma escada que na verdade parece levar ao céu. É necessário subir 3.922 degraus metálicos na chamada Stairway to Heaven para chegar ao cume das montanhas Koolau. O problema é que subir as escadas é oficialmente proibido. A subida, que demora cerca de cinco horas, tem sido sempre considerada arriscada, mas desde 2015 tornou-se completamente precária. Nessa altura, uma tempestade danificou a escadaria, que já se encontrava danificada. Já em 1987, a subida foi banida. Em 2005, foram feitas renovações nas escadas, que foram construídas pela Marinha dos EUA na 2ª Guerra Mundial e que conduziam a uma torre de rádio secreta. Os seguranças patrulham regularmente, uma vez que a proibição é ignorada por muitos turistas. Aqueles que forem apanhados enfrentam uma multa de até $600 dólares. O grupo Friends of Haiku Stairs há muito que tem planos para renovar profundamente a escadaria.

Caminito del Rey, Espanha

Durante muito tempo, o caminho artificialmente criado e apenas com cerca de 1 metro de largura a uma altura de cerca de 100 metros situa-se perto de Málaga e é considerado o caminho da morte. O vertiginoso trilho para caminhadas foi oficialmente fechado após vários acidentes fatais. Uma vez que isto não impediu os aventureiros de percorrer o caminho, o caminho foi renovado em 2014, com um custo de 2,4 milhões de euros. Desde a Primavera de 2015, o Caminito está novamente aberto. Agora, no entanto, só são permitidos 400 caminhantes no trilho, que tem 7,7 quilómetros de comprimento no total e conduz através dos desfiladeiros por 2,9 quilómetros. É necessário efectuar a inscrição mediante o pagamento de uma taxa.

Surf no Vulcão

Na Nicarágua, os turistas que procuram o derradeiro golpe de adrenalina vão encontrar uma oferta especial: podem acelerar na descida do vulcão Cerro Negro numa prancha. Isto envolve viajar a velocidades até 60 km/h - e há avisos sobre fracturas ósseas e queimaduras porque o vulcão está activo. Em Léon, inúmeros fornecedores oferecem visitas guiadas de abordagem ao vulcão, incluindo vestuário de protecção apropriado. A subida ao vulcão demora cerca de 45 minutos - é necessário carregar a prancha para cima. Escorregas sentado numa prancha, que conduzes como um trenó.

 

Fonte: Análise efectuada pela Tourism Review Media, Dezembro 2022

16 Dezembro 2022