As 5 principais tendências para viajar em 2023

As 5 principais tendências para viajar em 2023

A revolução tecnológica no turismo deixou de ser uma hipótese. Nos próximos 12 meses ou mais, vamos testemunhar uma mudança contínua na forma como viajamos. Novas ferramentas, soluções e conhecimentos, assim como o maior facilidade de trânsito pelos aeroportos e a capacidade de viajar com menos bagagem, são tendências claras de viagem do próximo ano.

1/ Viajar no Metaverso

Nos próximos anos, o metaverso vai levar a interacção dos viajantes mais longe. Poderão desfrutar de experiências culturais mais intensas num mundo online, explorando concertos e exposições virtuais. A tecnologia também oferece um enorme potencial de assistência pré-viagem e a oportunidade de "experimentar antes de comprar", o que irá gerar uma maior vontade de viajar. Esta prática vai tornar-se cada vez mais popular como forma de experimentar produtos e serviços mais caros, tais como as férias em cruzeiros de luxo.

Walt Disney Co. planeia criar um parque temático no mundo real que incorpora uma experiência paralela em 3D do mundo virtual.  Seul (Coreia do Sul) está a liderar este caminho através do seu plano de ir "meta" em 2023, com uma plataforma intitulada "Metaverse Seoul". A Qatar Airways, entretanto, revelou recentemente a Qverse com uma tripulação de cabine MetaHumana, oferecendo uma experiência imersiva para fazer turismo, navegar e como fazer o check-in no Aeroporto Internacional Hamad.

2/ Pagamento Sem Problemas

Os pagamentos biométricos - através do ApplePay e GooglePay - são agora correntes para pagamentos de compras e viagens. Nos próximos anos, é provável que as viagens ajudem a acelerar o desenvolvimento dos pagamentos biométricos. Os aeroportos já utilizam a biometria para a identificação de documentos de viagem, por isso o próximo passo lógico é aproveitar esta verificação de identidade para quaisquer pagamentos que os viajantes façam durante as suas viagens.

Não haverá mais necessidade das carteiras para pagar uma actualização da classe executiva. Se um viajante usa a biometria para fazer o check-in, despachar a bagagem e embarcar no avião, estas verificações de identidade podem ser alargadas para cobrir quaisquer pagamentos durante a viagem, como adicionar uma refeição a bordo, dando-lhes uma experiência de pagamento sem problemas. O uso da biometria permitirá aos aeroportos e operadores de viagens oferecer ao viajante uma experiência de pagamento sem contacto e cómoda em todos os pontos da viagem.

A biometria é uma das tendências de viagem que permitirá aos viajantes de todo o mundo uma maior comodidade e segurança, desde o pagamento de bilhetes de comboio a upgrades para refeições a bordo ou check-out atrasado em hotéis.

 3/ Viajar sem Bagagem

A crescente consciência dos clientes da sua pegada de carbono e do custo da bagagem despachada está a reduzir a quantidade de bagagem que os viajantes transportam. As malas de marca já não são um símbolo de status - muito pelo contrário.

Hotéis e resorts estão cada vez mais a oferecer alugueres de artigos volumosos, como equipamento desportivo e roupa de treino. Alguns também oferecem opções adicionais com fornecedores locais de forma a serem mais procurados pelos turistas. Além disso, os viajantes procuram comprar itens essenciais no seu destino, apoiando e interagindo com a comunidade no processo e garantindo ainda mais experiências de viagem significativas. Cadeias globais como a Hilton estão a oferecer equipamento de exercício, ajudando os viajantes a aproximarem-se de uma "estada sem malas".

4/ Trabalhar de Qualquer Lugar

Os teletrabalhadores irão adoptar um estilo de vida cada vez mais nómada, migrando para locais diferentes. Veremos forças de trabalho a passar menos tempo em casa devido à generalização de políticas de "trabalho a partir de qualquer lugar" nas empresas.

Os trabalhadores optarão por passar tempo com amigos e familiares nos seus respectivos países ou trabalhar temporariamente no estrangeiro. Do ponto de vista governamental, veremos um aumento constante nos países que encorajam a chegada de nómadas digitais através de esquemas de vistos e incentivos.

Países como a Geórgia, Croácia, Islândia e Costa Rica já criaram esquemas oficiais para atrair os nómadas digitais. Banguecoque e Lisboa estão entre as cinco principais cidades do mundo para o trabalho digital. Especialistas observaram um aumento de 165% nas pesquisas de Sidney a Banguecoque durante o mês de Setembro de 2022, em comparação com 2019. Também houve um aumento de 74% nas buscas de voos de São Paulo para Lisboa durante os mesmos meses.

5/ Nova Cultura de Viagens de Negócios

As viagens de negócios estão de volta, mas com uma diferença. Nos últimos anos, muitas empresas introduziram políticas de trabalho a partir de qualquer lugar. Este facto trouxe consigo o desafio da união e colaboração entre equipas. Como resultado, entre as tendências de viagem está um aumento dos planos de viagem em equipa, onde as equipas se juntam com o objectivo de fortalecer as relações.

American Express Global Business Travel publicou mesmo um artigo intitulado "Porque as viagens de negócios estão no coração da nova cultura empresarial". Agora que a experiência dos empregados é mais importante do que nunca, os programas de viagens de equipa irão aumentar exponencialmente. Estas são excelentes formas de motivar as equipas, melhorar a satisfação dos funcionários, reforçar a lealdade para com a empresa e desencadear a criatividade.

 

Fonte: Tourism Review Media, 2022 December 14

 

14 Dezembro 2022