Apelo ao início urgente das obras do aeroporto do Montijo

Apelo ao início urgente das obras do aeroporto do Montijo

Na sequência da recente decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de confirmar o seu parecer favorável às obras do Aeroporto do Montijo com a respectiva emissão da Declaração de Impacte Ambiental, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) unem-se no apelo ao Governo para que inicie, sem mais demoras, o processo de reconversão desta base militar no aeroporto complementar do Montijo.

Tratando-se de uma infraestrutura aeroportuária de irrefutável benefício para o país e para a economia nacional – servindo os interesses de todas as actividades económicas e dos cidadãos portugueses – o aeroporto do Montijo apresenta-se, hoje, como a única solução que responderá em termos de custos, eficácia e competitividade a um problema que se arrasta desde há mais de 50 anos, com graves prejuízos para o país.

Refira-se que o Aeroporto Humberto Delgado atingiu, em 2017, todos os factores de capacidade fixados contratualmente com o Estado previstos para ser desencadeada uma solução alternativa para aumentar a capacidade aeroportuária da capital. Desde então, este aeroporto tem vindo a perder muitos passageiros por ano, que equivalem a muitos milhões de euros em receitas para o país.

Com o aeroporto do Montijo, o aumento da capacidade aeroportuária de Lisboa permitirá um crescimento de até 50 milhões de passageiros, potenciando ainda o hub da TAP à América do Norte e à América do Sul, bem como à proximidade aos países da diáspora portuguesa.

É necessário que o Governo assuma, com clareza e determinação, a urgência de avançar com esta obra, essencial e estratégica para a economia nacional, dando início imediato à fase de implementação do aeroporto do Montijo.

28 Janeiro 2020