Alemanha vai obrigar os viajantes a fazerem um teste PCR no regresso ao país

Alemanha vai obrigar os viajantes a fazerem um teste PCR no regresso ao país

Após uma reunião que durou 11 horas com as autoridades regionais alemãs, numa conferência de imprensa colectiva, a Chanceler Ângela Merkel afirmou: "Desaconselhamos, em geral, todas as viagens para o exterior, especialmente todas as viagens que não sejam estritamente necessárias". Mais, ficou determinado que a Alemanha obrigará todos os viajantes a possuírem ou realizarem um teste PCR negativo ao chegar ao país de qualquer parte do mundo, mesmo que não seja considerada uma área de risco.

Esta é a principal novidade em matéria de viagens decidida pelo chanceler da Alemanha e pelos dirigentes regionais, que estiveram reunidos esta segunda-feira para prolongar e apertar as restrições à vida pública e à actividade económica do país, devido à evolução negativa da terceira vaga da pandemia.

A decisão de viajar do exterior está relacionada com a polémica em torno do feriado da Páscoa, cuja procura disparou depois das autoridades alemãs retiraram as Ilhas Baleares, em Espanha, da lista de áreas de risco, o que eliminou a obrigação de apresentar um teste PCR e efectuar quarentena.

A Chanceler explicou que o governo alemão contactou as companhias aéreas do país para que todos os viajantes que regressem à Alemanha após as férias da Páscoa, independentemente do local de partida, façam prova do teste "antes do voo". Entretanto os detalhes sobre esta medida ainda não foram apresentados.

 

23 Março 2021